Brasil fica fora dos grupos da IEM Katowice pela 1ª vez
A edição deste ano da IEM Katowice será a primeira que o Brasil não terá ou uma equipe, ou jogadores disputando a fase de grupos. Nas últimas sete temporadas, o país sempre teve pelo menos um representante na fase que, desde 2021, abre o main event. O levantamento é da Dust2 Brasil.
Desde que Katowice, na Polônia, passou a receber uma edição da Intel Extreme Masters, em 2016, o Brasil marca presença na disputa. Seis equipes do país já disputaram o campeonato desde então. Neste ano, a missão ficou para FURIA, MIBR e paiN e o trio foi eliminado precocemente no play-in.
Nos sete anos de IEM Katowice, apenas em 2020 o Brasil não teve equipes entre as participantes. Contudo, o país foi representado por Marcelo "coldzera" David na FaZe e Luis "peacemaker" Tadeu como coach da MAD Lions. Ambos, contudo, foram eliminados na fase de grupos.
Apesar da eliminação precoce nesta temporada, o Brasil já conquistou bons resultados em Katowice. O primeiro deles foi o vice-campeonato para a fnatic em 2016. No ano seguinte, Immortals terminou em 3º-4º. Foi o mesmo desempenho do MIBR, em 2019, quando o campeonato serviu de Major.
**Apesar do insucesso neste ano, o Brasil já teve bons resultados em Katowice. Na primeira edição, a Luminosity foi vice após derrota para fnatic na grande final.
Brasil na fase de grupos da IEM Katowice
-
IEM Katowice 2016 - Luminosity e Tempo Storm
-
IEM Katowice 2017 - Immortals, SK e peacemaker (OpTic)
-
IEM Katowice 2018 - SK, peacemaker (Heroic) e steel/zews (Liquid)
-
IEM Katowice 2019 - Não teve fase de grupos porque foi Major
-
IEM Katowice 2020 - coldzera (FaZe) e pacemaker (MAD Lions)
-
IEM Katowice 2021 - FURIA, coldzera (FaZe), zews (EG), FalleN (Liquid)
Com o fim do play-in, a fase de grupos da IEM Katowice começa neste sábado. Se classificaram BIG, OG, Ninjas in Pyjamas, Cloud9, fnatic e IHC. As últimas vagas vão sair de ENCE contra Complexity e Team Spirit versus Sprout. Os times se juntam a MOUZ, Team Vitality, Heroic, Outsiders, G2, FaZe, Natus Vincere e Linquid, que entraram direto na segunda fase.