Cash Cup pode levar paiN à IEM Katowice
Competição semanal que serve de entrada para o cenário profissional, a ESEA Cash Cup tornou-se determinante para equipes que competem na América do Norte e ainda sonham com vaga na IEM Katowice 2023, como é o caso da paiN. A classificação, contudo, depende da performance da Astralis na quarta edição do CCT Central Europe Series e do próprio desempenho da equipe brasileira na edição deste fim de semana, conforme mostra cálculos do Dust2.us.
A Cash Cup ganhou importância na corrida por vagas em Katowice por conta da quantidade de pontos que distribui para o ranking da ESL, uma das formas que os times têm de chegar nos grandes eventos do Pro Tour. O ranking, inclusive, recebeu nova atualização nesta sexta-feira. A organizadora reclassificou quatro torneios, mudando posições de várias equipes na classificação.
Astralis e paiN estão entre as equipes impactadas. Os dinamarqueses perderam uma posição no ranking, saindo de 241 pontos para 222, enquanto os brasileiros subiram quatro degraus, ganhando cinco pontos (de 212 para 217). Mas a situação se mostra mais favorável ao time de Vinícios "PKL" Coelho já que, em uma atualização sem os pontos de CCT e Cash Cup, a paiN superaria a Astralis no ranking mundial.
Ranking somente com decaimento
-
#20 Evil Geniuses: 221,3 pontos
-
#21 paiN: 204,4 pontos
-
#22 Astralis: 197,9 pontos
Outra vantagem para os brasileiros é a posição no ranking regional já que este terá peso maior do que o mundial nos invites para a IEM Katowice. Atualmente, a paiN está em 5º lugar na América do Norte, enquanto Astralis aparece em 12º na Europa.
Fazendo as contas
O CCT Central Europe Series #4 distribuirá bastante pontos e a Astralis pode garantir, no mínimo, 4,47 pontos, caso perca para 1WIN nas quartas de final, neste sábado. Com isso, chegaria, no máximo, a 202,4 pontos no ranking mundial. Contudo, caso conquiste o campeonato, o time dinamarquês soma 27,8 pontos e ultrapassa Evil Geniuses (EG) e paiN na classificação, colocando assim a dupla em disputa direta por vagas em Katowice.
Para a paiN, o cenário mais favorável é derrota da Astralis no CCT. Tal resultado garante convite para os brasileiros via ranking norte-americano para o play-in. Já com o título dos dinamarqueses, PKL e companhia vão precisar chegar na final da Cash Cup. Isso garante 27,7, fazendo o time chegar a 232,1 pontos e ultrapassar tanto EG, quanto Astralis.
FURIA também pode ser ajudada
Outra equipe brasileira que poderia se beneficiar participando da Cash Cup deste fim de semana é a FURIA, que, em 9º lugar no ranking mundial, está a uma posição dos convites diretos para a fase de grupos.
Se jogasse e fosse vice na Cash Cup, superaria o time que está na frente no ranking, Cloud9. Segundo as contas da Dust2.us, mas não considerando decaimento, os Panteras receberiam 27,7 pontos, ficaria com 710,4 e superando os 710,3 pontos dos russos.
Mas, o cenário da FURIA se classificando desta forma, piora o cenário para a paiN já que EG entraria na briga por vaga para o play-in pelo ranking norte-americano e acirraria ainda mais a disputa dos brasileiros com a Astralis.