coldzera lidera média de rating em Majors

6 dias para o IEM Rio Major: veja 6 curiosidades do Brasil em mundiais

Lista conta com estatísticas, aproveitamento dos times brasileiros nos Majors e feito que FalleN alcançará no IEM Rio Major

Presente nos últimos 13 Majors, o Brasil é um dos principais países no CS:GO e está presente nas estatísticas, sendo parte importante da história dos mundiais.

Com menos de uma semana para o início do IEM Rio Major, a Dust2 Brasil separou seis curiosidades que envolvem os brasileiros nos mundiais. Confira a lista que conta com estatísticas, feito iminente de Gabriel "FalleN" Toledo e o fim de uma sequência de 12 Majors.

Coldzera com 'C' de constância

Marcelo "coldzera" David pode se orgulhar por ter a média de melhor rating entre todos os jogadores que já disputaram um Major. O brasileiro, que disputou 72 mapas em mundiais, lidera a lista com 1.25 de rating, como mostra a HLTV.

O top 3 também conta com Oleksandr "s1mple" Kostyliev, com rating 1.21 em 92 mapas e Nicolai "device" Reedtz, com 1.15 de rating em 123 mapas disputados.

12 majors depois

No IEM Rio Major, todas as representantes brasileiras vão disputar o Challengers Stage. Há 12 Majors, o que representa mais de sete anos, um time brasileiro se classificou diretamente para o Legends Stage nos mundiais.

A última vez que nenhum brasileiro foi para o Legends aconteceu na ESL One Katowice 2015, quando o Brasil se classificou para seu primeiro Major com a Keyd. A equipe foi às quartas de final, ficou no top 8, e conquistou a vaga para o Legends do mundial seguinte.

Para que algum time brasileiro conquistasse a vaga direta no Legends no IEM Rio Major, era preciso que alguma das representantes vencesse as três partidas no RMR Americas. A Liquid realizou o feito.

Cem aulas

O IEM Rio Major será especial para FalleN por diversos motivos e a quantidade de mapas que o Professor disputou em Majors é mais um deles. O jogador da Imperial chegará ao centésimo mapa em mundiais no Rio.

Com 13 Majors disputados em sua carreira, FalleN disputou 97 mapas no total. No IEM Rio Major, o capitão disputará, no pior dos cenários, no mínimo quatro mapas (2 md1 e 2 mapas na md3 eliminatória). Assim, ultrapassando os 100 mapas.

FalleN é o brasileiro com mais mapas disputados em Majors. Atrás dele, está Fernando "fer" Alvarenga com 92 e coldzera com 72.

Feitas no Brasil

Assim como o MIBR (que significa Made in Brazil, no português "feita" no Brasil), outras cinco organizações brasileiras estão marcadas na história do CS:GO ao disputarem um Major.

Keyd (ESL One Katowice 2015), INTZ (StarLadder Berlin Major 2019) e paiN (PGL Major Stockholm 2021) disputaram somente um Major. O MIBR atuou em quatro, assim como a FURIA que chegará ao quarto major no IEM Rio Major. A Imperial vai para seu segundo Major.

Outras organizações já abrigaram lineups brasileiras em Majors, mas não são organizações brasileiras. É o caso da Luminosity e SK, equipes pela qual FalleN e companhia venceram dois mundiais. Além delas, Immortals (que hoje detém a marca MIBR), Sharks e GODSENT também se encaixam.

Aproveitamento de quase 50%

Presente em Major desde 2015, o Brasil tem aproveitamento de 49,5% em partidas nos Majors. As equipes brasileiras disputaram 109 partidas e saíram vitoriosas em 54, mostra o levantamento da Dust2 Brasil.

Filtrando em partidas md1, o Brasil tem 32 vitórias contra 33 derrotas. Já em md3, são 22 vitórias e 22 derrotas.

A MLG Columbus e a ESL One Cologne foram os melhores Majors para o Brasil. Luminosity e SK venceram os torneios, respectivamente, de maneira invicta. Foram 2 vitórias em md1 e 2 em md3 em ambos campeonatos.

Pelo outro lado, o pior Major em aproveitamento foi o StarLadder Berlin Major 2019. FURIA e MIBR venceram somente duas partidas, enquanto a INTZ venceu nenhuma, no total de 11 partidas disputadas. O aproveitamento é de 18,1%.

Os dois lados da moeda

Jogador com a maior média de rating em todos os Majors, coldzera é o brasileiro com o maior rating em um mundial. No PGL Major Krakow 2017, cold teve 1.40. Ainda assim, ele não foi o melhor da estatística neste Major. S1mple, com 1.43, ficou na sua frente.

Já o pior rating de um brasileiro é de Wilton "zews" Prado. No StarLadder Berlin Major, o treinador foi ao servidor para substituir o próprio coldzera, e não conseguiu mandar bem. Zews terminou o mundial com 0.59 de rating.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.