fnx e b1t entram no PGL Major Antwerp com 100% de aproveitamento
Lincoln “fnx” Lau terá uma missão difícil no PGL Major Antwerp: defender seu 100% de aproveitamento em majors. Até este mundial, o jogador da Imperial disputou dois majors e ergueu o troféu em ambas edições. Outro jogador com 100% de aproveitamento é Valeriy “b1t” Vakhovskyi , da Natus Vincere.
fnx foi uma das peças do elenco que marcou a história do Counter-Strike: Global Offensive ao conquistar o primeiro major para o Brasil, em 2016. Na ocasião, a Luminosity derrotou a NAVI na final para levar o título da MLG Columbus.
Depois, a escalação deixou a Luminosity e passou a defender a SK. Pela organização alemã, os brasileiros conquistaram o bicampeonato já no major seguinte com a vitória sobre a Team Liquid na decisão.
Ainda em 2016, fnx deixou a SK. O jogador entrou na Immortals em fevereiro do ano seguinte, depois do fim do ELEAGUE Major Atlanta. fnx saiu do time antes da disputa do PGL Major Kraków 2017 - torneio no qual os brasileiros foram vice-campeões.
Pela tag Não Tem Como, fnx disputou o Americas Minor para o FACEIT Major London, de 2018, mas a equipe não conseguiu a vaga. Com a RED Canids, fnx iria disputar o Americas Minor para o major do Rio de Janeiro, mas a seletiva foi cancelada por conta da pandemia de Covid-19.
Diferente de fnx, os também bicampeões de majors Fernando “fer” Alvarenga, Marcelo “coldzera” David, Gabriel “FalleN” Toledo e Epitácio “TACO” Melo já disputaram outros mundiais, mas não conquistaram o título. O fato resultou no meme “no fnx, no major“ ou “sem fnx, sem major“.
Agora com 32 anos, fnx vai voltar a disputar um major. Com a Imperial, o jogador disputará o PGL Major Antwerp a partir do dia 9 de maio. A equipe brasileira está no Challengers Stage ao lado da MIBR e vai disputar a classificação para o Legends Stage.
Quem também chega para o major na Bélgica com o desejo de manter o 100% de aproveitamento em majors é b1t. O ucraniano de 19 anos estreou em mundiais com título ao vencer o PGL Major Stockholm 2021. Com boa campanha no Regional Major Rankings (RMR), a NaVi já está garantida no Legends Stage - assim como a brasileira FURIA.