Valve faz ajustes nas regras dos MRQs
A Valve atualizou algumas regras do Major Regional Qualifiers (MRQ) na noite da última quinta-feira. A desenvolvedora mudou o formato de definição da região dos times e adicionou uma nova especificação para os convites.
Antes, a região dos times podia ser definida pela nacionalidade da maioria dos jogadores. Agora, a Valve explica que a região do time é definida pela região do ranking (VRS) pela qual a equipe foi convidada.
Outra mudança se dá em relação aos convites recusados. A regra mantém sua definição: caso um time recuse o convite, ele não disputará o Major e o convite passará para o próximo time no ranking. Caso não tenha mais equipes, será realizado uma seletiva regional para esta vaga.
No entanto, a novidade que a Valve adicionou é que no caso de um convite para um time para alguma etapa específica baseada em mais de um ranking regional, a equipe vai ser considerada como convidada pela região com mais representante no Major (primeiro Europa, América e por fim a Ásia).
Outra pequena novidade é que todas as partidas vão ser MD3 em caso de MRQs que levará de 3 a 4 times para o Major (que pode ser o caso da América em caso de divisão de sub-regiões). Oito times serão divididos em dois grupos com eliminação dupla.
Os MRQs são uma das novidades para o próximo Major, o BLAST.tv Austin Major. As seletivas vão substituir os RMRs e contarão com times convidados com base no VRS. Este campeonato definirá os 16 times que disputarão a primeira fase do Major.
Os convites para os MRQs serão distribuídos somente após a definição das equipes convidadas diretamente para o Major. Rumo ao BLAST.tv Austin Major, serão quatro da Américas convidadas para a segunda fase e uma para a terceira fase.
Atualmente, o BLAST.tv Austin Major está agendado para acontecer entre 9 e 22 de junho, mas o torneio deve ser expandido por ter mais uma nova fase suíça, já que a competição terá 32 times, oito a mais que no último mundial. A competição acontece na cidade estadunidense com premiação total de US$ 1,25 milhão (R$ 7,5 milhões).