
Compare os números de skullz e YEKINDAR
A semana começou com mais uma surpreendente mudança na FURIA. A Dust2 Brasil apurou que os Panteras colocaram Felipe "skullz" Medeiros na reserva e pretendem substituí-lo por Mareks "YEKINDAR" Gaļinskis. Agora, chegou a hora de comparar os números da dupla.
skullz e YEKINDAR fazem funções diferentes. O brasileiro, de CT, é âncora, enquanto que de TR é um rifler mais passivo, sendo o "suporte" do time. O letão, por outro lado, joga de forma agressiva já que é entry fragger como TR e o cara que busca duelos e informações no mapa, de CT.
O momento dos dois também é distinto. YEKINDAR não joga desde o fim de 2024, quando foi colocado na reserva pela Liquid. Antes da mudança, era o principal alvo das críticas direcionadas do time. Ele defendeu a Cavalaria por dois anos. skullz sequer completou uma temporada de FURIA, na qual começou sendo bastante elogiado, mas está aquém em 2025 assim como todo o time.
Os números abaixo mostram os números de skullz e YEKINDAR nos períodos que jogaram por FURIA e Liquid, respectivamente.
Estatística
Rating:
DRP:
KAST:
Impact:
ADR:
KPR:
skullz
0.99
0.64
72,8%
0.92
68.4
0.63
YEKINDAR
1.07
0.68
69,8%
1.19
75.4
0.66
As diferenças nos papéis explicam, em parte, o contraste nos números. skullz aparece atrás em quase todas as estatísticas, como rating, ADR, impact rating, mas atuando em funções focadas para o time, tendo assim menos liberdade para criar jogadas.
Em contrapartida, YEKINDAR ocupa funções mais expostas e decisivas. Entra primeiro nos bombsites, abre espaço e, de CT, busca o duelo direto pela informação. É natural que esses papéis se traduzam em mais dano, mais eliminações e um rating mais alto.
Estatísticas
Firepower:
Entrying;
Trading:
Opening:
Clutching:
Utility:
skullz
34%
31%
65%
34%
65%
48%
YEKINDAR
56%
45%
12%
85%
34%
63%
Desta forma, podemos interpretar que YEKINDAR é, na verdade, o substituto de Marcelo "chelo" Cespedes, também colocado na reserva. Já as funções de skullz, aparentemente, serão realizadas por Gabriel "FalleN" Toledo, que deixou de ser o awper titular com a entrada de Danil "molodoy" Golubenko.
O próximo compromisso da FURIA será a PGL Astana, que será disputada daqui a duas semanas. A equipe ainda tem a IEM Dallas antes do BLAST.tv Austin Major.
Leia também

