Aposentado no LoL, brTT já jogou CS internacionalmente
Felipe "brTT" Gonçalves se aposentou do League of Legends, conforme anunciou nesta quinta-feira, depois de competir por 13 anos no MOBA. Embora tenha marcado seu nome nos esports por conta das conquistas no LoL, o ex-jogador tem sua história também no Counter-Strike.
A Liquipedia tem registro do brTT em campeonato de CS ainda em 2008. Hoje com 33 anos, ele tinha 17 na época quando jogou a Brazil Cup 2008, torneio presencial em São Paulo. Ele defendia a imbalanced!, que chegou até a quarta rodada da lower bracket.
Na estreia, brTT e companhia perderam para a crasher de Gabriel "FalleN" Toledo. Na lower, foram eliminados com a derrota diante da playArt de Jean "mch" Michel D'Oliveira e Fillipe "BT" Moreno.
Além da imbalanced!, brTT também defendeu outros times como Authority, BAM!, eXecurity, eXtreme, FAITH e Stoned Smurfs, com as quais disputou torneios nacionais. Ele venceu a seletiva do Rio de Janeiro da ESWC 2010 e outros campeonatos como All Star RJ 2009 e a EGLA4.
brTT não se limitou somente aos torneios nacionais. Em 2011, o carioca viajou para os Estados Unidos e Suécia, onde disputou a IEM Global Challenge New York e a DreamHack Summer 2011, respectivamente.
Nos dois campeonatos, brTT defendia a semXorah. A equipe foi eliminada de ambos campeonatos sem muitas vitórias. Um dos companheiros de equipe de brTT nas campanhas internacionais foi Felippe "felippe1" Martins, CEO da Imperial - que lhe mandou um recado depois do anúncio de aposentadoria.
Além de jogar CS, brTT também jogava dotA. Com a CNB, chegou a disputar uma ESWC 2010 do MOBA. Como o campeonato também teve torneio de CS, ele foi assistir a partida dos brasileiros e saiu no fundo da foto de Renato "nak" Nakano.
brTT no LoL
Acostumado com o MOBA por jogar dotA, brTT foi para o LoL em 2012. Ele defendeu times como paiN, Keyd, RED, Flamengo, Fluxo e, mais recentemente, a Los Grandes.
brTT foi campeão do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) seis vezes, entre 2013 e 2021, e representou o Brasil em diversos campeonatos internacionais como o Mid-Season Invitational (MSI) e o Worlds.
No final de 2021, brTT deu uma pausa do competitivo. Ele voltou ao LoL somente no ano passado, quando assinou com a Los Grandes. Na segunda edição do CBLOL de 2024, o time perdeu 2 dos 18 jogos disputados e ficou na última posição.
Com a reformulação no cenário sul-americano de League of Legends, a LOS Grandes ficou fora da franquia. Assim, brTT decidiu se aposentar: "Está sendo difícil (encerrar o ciclo), mas tem muita coisa pela frente ainda", contou.