brTT com a LOS no segundo split do CBLOL de 2024 (Foto: Bruno Alvares/Riot Games Brasil)

Aposentado no LoL, brTT já jogou CS internacionalmente

Estrela do LoL também tem história no FPS da Valve

Felipe "brTT" Gonçalves se aposentou do League of Legends, conforme anunciou nesta quinta-feira, depois de competir por 13 anos no MOBA. Embora tenha marcado seu nome nos esports por conta das conquistas no LoL, o ex-jogador tem sua história também no Counter-Strike.

A Liquipedia tem registro do brTT em campeonato de CS ainda em 2008. Hoje com 33 anos, ele tinha 17 na época quando jogou a Brazil Cup 2008, torneio presencial em São Paulo. Ele defendia a imbalanced!, que chegou até a quarta rodada da lower bracket.

Na estreia, brTT e companhia perderam para a crasher de Gabriel "FalleN" Toledo. Na lower, foram eliminados com a derrota diante da playArt de Jean "mch" Michel D'Oliveira e Fillipe "BT" Moreno.

Além da imbalanced!, brTT também defendeu outros times como Authority, BAM!, eXecurity, eXtreme, FAITH e Stoned Smurfs, com as quais disputou torneios nacionais. Ele venceu a seletiva do Rio de Janeiro da ESWC 2010 e outros campeonatos como All Star RJ 2009 e a EGLA4.

brTT não se limitou somente aos torneios nacionais. Em 2011, o carioca viajou para os Estados Unidos e Suécia, onde disputou a IEM Global Challenge New York e a DreamHack Summer 2011, respectivamente.

Nos dois campeonatos, brTT defendia a semXorah. A equipe foi eliminada de ambos campeonatos sem muitas vitórias. Um dos companheiros de equipe de brTT nas campanhas internacionais foi Felippe "felippe1" Martins, CEO da Imperial - que lhe mandou um recado depois do anúncio de aposentadoria.

Além de jogar CS, brTT também jogava dotA. Com a CNB, chegou a disputar uma ESWC 2010 do MOBA. Como o campeonato também teve torneio de CS, ele foi assistir a partida dos brasileiros e saiu no fundo da foto de Renato "nak" Nakano.

Da esquerda para direita: bit1, FalleN, nak e ellllll, com brTT à direita de nak

brTT no LoL

Acostumado com o MOBA por jogar dotA, brTT foi para o LoL em 2012. Ele defendeu times como paiN, Keyd, RED, Flamengo, Fluxo e, mais recentemente, a Los Grandes.

brTT foi campeão do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) seis vezes, entre 2013 e 2021, e representou o Brasil em diversos campeonatos internacionais como o Mid-Season Invitational (MSI) e o Worlds.

No final de 2021, brTT deu uma pausa do competitivo. Ele voltou ao LoL somente no ano passado, quando assinou com a Los Grandes. Na segunda edição do CBLOL de 2024, o time perdeu 2 dos 18 jogos disputados e ficou na última posição.

Com a reformulação no cenário sul-americano de League of Legends, a LOS Grandes ficou fora da franquia. Assim, brTT decidiu se aposentar: "Está sendo difícil (encerrar o ciclo), mas tem muita coisa pela frente ainda", contou.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.