ESL Challenger League passará por mudanças
Uma das competições domésticas mais tradicionais do cenário competitivo, a ESL Challenger League passará por mudanças. Para se adequar às novas determinações da Valve, as ligas vão ter um novo formato após o fim da próxima temporada, mas seguem sendo um dos caminhos para a Pro League.
A 49ª temporada, que será disputada entre janeiro e maio, seguirá o mesmo formato das últimas temporadas, com os times que disputaram a última liga ou foram promovidos da divisão inferior. O campeão de cada região ganha uma vaga para a 22ª temporada da ESL Pro League.
Da 50ª temporada em diante, a liga será completamente zerada e os 16 times vão ser escolhidos usando uma mistura do Valve Regional Standings (VRS) e de promoção das divisões inferiores. Na América do Sul, por exemplo, 8 equipes vão ser convidadas pelo ranking e outras 8 promovidas da ESEA Open.
Times da temporada anterior que não conseguirem o convite via ranking vão poder se classificar novamente disputando as divisões inferiores na sequência. A primeira temporada com o novo formato será realizada no segundo semestre, entre os dias 5 de agosto e 16 de novembro.