Mudança na ESL Pro League não tirou vagas de brasileiros
A ESL Pro League (EPL) foi um dos campeonatos que sofreram mudanças para se adequar ao novo regulamento da Valve. A alteração na forma de como os times são convidados, contudo, não prejudicou MIBR e paiN, que seguem com as vagas conquistadas via ESL Challenger League Season 48 sul-americana.
A ESL era uma das organizadoras que trabalhavam no sistema de times parceiros, o que fica proibido a partir de 2025. No próximo ano, os campeonatos sob convite deverão utilizar o ranking da Valve para selecionar os invitados. Isso fez com que a empresa mexesse em todos os torneios que opera.
Duas edições da ESL Pro League estão previstas para 2025. A primeira delas, Season 1, será de transição mesclando parte da antiga forma de classificação com a nova de convites. Assim, os times que conquistaram a vaga neste ano seguem na lista de participantes
Equipes garantidas na EPL Season 21
Flyquest - Challenger Atlanta
SAW - Challenger Katowice
Sangal - top #1 ECL EU
Nemiga - top #2 ECL EU
M80 - top #1 ECL NA
NRG - top #2 ECL NA
TYLOO - top #1 ECL AS
Lynn - top #2 ECL AS
paiN - top #1 ECL SA
MIBR - top #1 ECL SA
Mindfreak - top #1 ECL OCE
housebets - top #2 ECL OCE
Restam 12 vagas a serem preenchidas. Os demais participantes serão escolhidos via ranking da Valve. Outra novidade para a EPL S21 é que as duas fases iniciais do campeonato passam a ser disputadas no formato suíço.
Já quanto a EPL Season 22, o campeonato seguirá dando vaga para os campeões das ESL Challengers e convidando os melhores do ranking da Valve. Além disso, a ESL realizará qualifiers regionais.