story após eliminação da SAW: "Foi uma temporada muito boa, mas faltou a cereja do bolo"
Um ano histórico para a SAW, 2024 não vai terminar como a equipe portuguesa esperada. O time não conseguiu a classificação para o Perfect World Shanghai Major e, após a derrota no RMR, João "story" Vieira tem de batalhar com o sentimento de que tudo foi em vão.
"Quase parece que trabalhamos a temporada inteira para chegar ao fim e falharmos", disse o jogador em entrevista à Dust2 Brasil.
"Mas a realidade é que foi uma grande temporada, a melhor da nossa história. Claro que o sentimento é que está tudo ruim, estamos tristes, mas temos que valorizar o que fizemos e andar em frente", continuou o jogador.
"É difícil, nesta primeira semana, pensar no que aconteceu bem, porque é assim que o ser humano funciona e o que dá errado é o que fica mais na cabeça. Mas acho que foi uma temporada muito boa, faltou a cereja do bolo, mas foi positiva", completou.
Para story, o maior problema da SAW foi o desempenho individual, abaixo da da equipe em outros momentos da temporada - incluindo na conquista recente da ESL Challenger Katowice.
"Acima de tudo, estivemos muito mal individualmente. E isso se viu em vários rounds em vários jogos, que faltou sempre alguma coisa para fechar o round. Por exemplo, hoje contra a BetBoom, no primeiro mapa, depois que perdemos os duelos , os rounds desapareceram. O principal motivo de estarmos mal agora é o individual", disse.
"Fiquei com essa sensação que, constantemente, levamos outplay ou perdemos duelos e, quando é assim, não tem muito o que fazer. A realidade é que temos que melhorar individualmente para o ano que vem. Melhorar individualmente, nas nossas posições, e, juntando isso ao coletivo, podemos voltar a ser a equipe que fomos no Major (de Copenhague), na (IEM) Cologne e na (ESL Challenger) Katowice", completou o jogador.
story não acredita que a falta de tempo com André "ag1l" Gil, que chegou ao time em setembro, e Maikil "Golden" Selim, contratado no fim de outubro, atrapalharam o time.
"O Ag1l e o arrozdoce são individualmente muito parecidos, com a mesma personalidade, parece que quase não mudamos nada. E a entrada do Golden só nos ajudou, então acho que o tempo não foi o problema, foi a produtividade", explicou.
A adição tardia do novo comandante, porém, teve outra consequência - Golden não pode permanecer atrás dos jogadores durante a partida. story disse que a ausência do treinador foi sentida.
"(Fez falta) principalmente na hora de acalmar, levantar o time. É complicado para nós, quando estamos em baixa, fazermos isso constantemente. Foi uma das coisas que mais sentimos, que estávamos indo abaixo, perdendo energia, e quando é assim é difícil recuperar ou controlar jogos", disse o jogador.
Fora do Major, o time também deve sofrer no começo da temporada, já que os pontos do Valve Regional Standings (VRS) serão decisivos para os primeiros convites do ano. Mesmo sem vida fácil, story está confiante que o time terá boas oportunidades de mostrar o mesmo desempenho do passado.
"(Fez falta) principalmente na hora de acalmar, levantar o time. É complicado para nós, quando estamos em baixa, fazermos isso constantemente. Foi uma das coisas que mais sentimos, que estávamos indo abaixo, perdendo energia, e quando é assim é difícil recuperar ou controlar jogos", finalizou.