"Qualquer coisa pode acontecer no Major", diz frozen
O ano da FaZe não foi recheado de troféus, mas, se há um país onde a equipe tem tido sorte é na China. Os dois últimos campeonatos vencidos pela organização - o CS Asia Championship e a IEM Chengdu -, aconteceram em terras chinesas. David "frozen" Čerňanský espera que a magia aconteça novamente.
"Espero que tenhamos um buff aqui na China. Seria legal conseguir o troféu do Major, o último escapou da gente. O ano não foi o mais fácil e nem o melhor, mas vamos colocar tudo no campeonato porque é o último, é o Major", disse em entrevista à Dust2 Brasil.
Para frozen, inclusive, o Major não pode ser equiparado a outros campeonatos. De acordo com o jogador, o patamar da competição é incomparável.
"O Major é um campeonato de calibre diferente, onde o que importa é quem cresce e quando. Se um time cresce no meio do campeonato e amassam dali em diante, eles podem facilmente vencer", disse.
"Na minha opinião, qualquer coisa pode acontecer no Major", completou o jogador.
Confia a entrevista de frozen - que aconteceu logo após a vitória diante da Fnatic, antes do confronto contra a Cloud9 -, na íntegra:
É um alívio se classificar?
Sim, é sempre uma pressão especial no RMR, todos os times lutando pelo sonho de jogar no Major. Estou aliviado que chegamos, ainda não sabemos em qual fase vamos jogar, estamos esperando pela Falcons para saber a resposta, mas estou feliz com o resultado.
Os últimos dois troféus da FaZe foram aqui na China, está pronto para o terceiro?
Espero que tenhamos um buff aqui na China. Seria legal conseguir o troféu do Major, o último escapou da gente. O ano não foi o mais fácil e nem o melhor, mas vamos colocar tudo no campeonato porque é o último, é o Major.
Qual o sentimento do time sobre o Major? Acredita que a FaZe está no mesmo nível dos outros favoritos?
Nós tivemos dificuldades contra os times top 5 ultimamente, mas sinto que o Major é um campeonato de calibre diferente, onde o que importa é quem cresce e quando. Se um time cresce no meio do campeonato e amassam dali em diante, eles podem facilmente vencer, como a NAVI fez no começo do ano. Temos que ir com uma mentalidade forte e acreditar a cada jogo, cada round, que podemos vencer, e ir passo a passo.
Tem como saber quando é a hora certa de crescer? É algo que você se prepara ou só acontece?
Deve acontecer naturalmente. Quando algo clica, todos os jogadores ao mesmo tempo, todas as coisas dentro do jogo... você não pode se preparar, ou vai acontecer ou não vai, se vai acontecer cedo ou não.
Esse crescimento é sobre o que?
O crescimento é em termos de estar em sua melhor forma. Se o time certo cresce no momento certo eles podem vencer qualquer campeonato. É o que aconteceu com a NAVI e eles começaram a amassar depois. Qualquer coisa pode acontecer no Major na minha opinião.
É algo de mentalidade ou de jogo?
É um pouco de cada, porque está conectado. Se a mentalidade está lá, você está fazendo mais coisas no jogo, está mais confiante e sabe todos os movimentos. Se você está confiante, como a NAVI teve ou está tendo, você pode fazer coisas no jogo que não são muito esperadas, ou até esperadas, e vai funcionar, porque você faz com confiança alta e vai funcionar. É disso que estou falando.
Quão importante vão ser essas semanas de preparação antes do Major
Vamos tentar arrumar tudo o que pudermos. Não vamos ter todo esse tempo, mas vamos ver os jogos, nos preparar, mas focar mais em nós, em arrumar as coisas que precisamos arrumar, e voltar na melhor forma que pudermos individualmente e como um time.
Jogar na frente do público chinês vai bufar o time?
Quando se trata de Major, nos estágios iniciais, não importa se tem público ou não, porque o Major em si deveria significar muito para os jogadores. Claro que pode adicionar algum tipo de buff porque alguns gostam de jogar na frente do público, mas tem tanta coisa em jogo no Major que todo jogo é importante a sua maneira.