Palco da IEM Cologne, um dos maiores campeonatos internacionais

Valve proíbe convites para SA em grandes eventos

Desenvolvedora não vai permitir convites diretos para sub-regiões em eventos Tier 1

A Valve atualizou as regras de convites para grandes campeonatos nas primeiras horas desta terça-feira. Com a mudança, a desenvolvedora proibiu convites específicos para sub-regiões, como a América do Sul ou América do Norte, em torneios que considera Tier 1.

A proibição se dá porque a Valve enfatizou que as organizadoras de campeonatos Tier 1 devem convidar os times com base no Valve Regional Standings (VRS) global ou as sub-listas da Europa, Américas ou Ásia, sem convites diretos para América do Norte ou América do Sul. Estas regiões serão englobadas juntas na Américas., conforme mostra o artigo 3.1.1.

O livro de regras, no entanto, permite que as organizadoras usem um filtro adicional e convidem times da América do Sul ou América do Norte diretamente para campeonatos do Tier 2. Porém, a Valve explica que é proibido fazer isso visando times em específico. A filtragem por gênero ou país é permitida.

A Valve explica que, para ser considerado Tier 1, um campeonato tem de: convidar o líder do recorte regional ou global do VRS; convidar ao menos 16 times seguindo o mesmo recorte do VRS, sendo 8 deles enviados diretamente para o evento principal; seletivas abertas são opcionais; convites para times que venceram um campeonato Tier 2 nos últimos seis meses são opcionais.

Já para se considerar um evento Tier 2, é necessário: ter convites do VRS, seletivas abertas ou uma combinação de ambos; que os times diretamente convidados não sejam melhores colocados que 9º lugar; se houver uma versão filtrada (como SA, por exemplo) do VRS, os times diretamente convidados podem ser considerados a partir do 1º lugar (dentro do próprio recorte).

Um formato que explica essa regra da Valve será o utilizado pela ESL para a IEM Katowice e IEM Cologne. A organizadora vai convidar 16 times (9°-24° no ranking) para a primeira etapa. Destes, 8 vão se classificar e se juntar com outros 8 convidados (1°-8° no ranking). Na última edição da IEM Cologne, realizada em agosto deste ano, a 9z foi convidada pelo ranking sul-americano da ESL, enquanto a Complexity pelo ranking norte-americano. Isso não será permitido em torneios Tier 1 a partir de 2025 com o ranking da Valve.

Rumo à 2025, a Valve reformulou totalmente o cenário competitivo. Os torneios Tier 1 e Tier 2 fazem parte dos campeonatos Ranked, que devem seguir essas regras da desenvolvedora pois contarão pontos para o ranking oficial. Já os torneios Unranked não precisam seguir regras de convites, porém a premiação de um campeonato unranked não pode superar o valor de US$ 100 mil. Além disso, a organizadora não pode pagar mais de US$ 250 mil no total de competições unranked que ela realizou naquele ano.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.