yuurih: "Não importa dinheiro, nada, queremos ganhar desses caras"
A FURIA deu mais um grande passo na IEM Rio 2024 ao derrotar a NAVI, atual melhor equipe do mundo, e conquistar a vaga direta na semifinal do torneio. Yuri "yuurih" Santos conversou com a Dust2 Brasil e falou da importância desta vitória.
"Fazia tempo que a gente não passava rápido assim para playoffs, era sempre muito difícil e sofrido. Esse caminho é o melhor possível, jogando uma MD1 e duas MD3 e agora já chegamos à semifinal. Ganhamos de times tier-S como FaZe, NAVI e MOUZ, que estão no top 5, então mostra que o nosso trabalho e a nossa preparação estão sendo muito bem feitas."
"A forma que estamos jogando, comunicando, as ações dentro de jogo (de uma maneira) mais agressivas, não estamos acuados para fazer as coisas. O que fizemos foi saber escolher as coisas dentro do jogo, porque acabávamos não escolhendo bem as coisas com o que os caras estavam mostrando, então é bem óbvio às vezes saber o que temos que escolher. Estamos fazendo isso muito bem, o sentimento é o melhor possível, ainda mais em casa, e estamos todos muito felizes", continuou yuurih.
Para ir à semifinal da IEM Rio, a FURIA venceu a FaZe na MD1 e MOUZ e NAVI na MD3, trio de equipes que está no top 6 mundial. yuurih citou o momento individual dos brasileiros e o fato de jogar em casa como fatores influentes na boa campanha do time capitaneado por Gabriel "FalleN" Toledo.
"O óbvio é que todo mundo está jogando muito bem, como pude ver nas estatísticas. É muito difícil quando você pega um time que está todo mundo jogando muito bem e acredito que este seja o nosso ponto forte no momento. Nós tivemos uma preparação muito boa com essas duas semanas de treino em Malta, dentro de jogo estamos escolhendo muito bem as coisas, não estamos ficando acuados e isso está fazendo com que sejamos melhores", avaliou.
"(Jogar no Brasil) é um dos fatores que faz a gente estar bem neste campeonato, jogando em casa. É algo que motiva a gente. É meio estranho porque não temos pressão jogando aqui, nós só nos sentimos bem e queremos ganhar de qualquer jeito, não tem bad vibes ou algo do tipo porque o que importa é a vitória. É um pouco diferente de jogar outros campeonatos e isso nos ajuda bastante", acrescentou o jogador.
Além de jogar na frente da torcida brasileira, a FURIA tem uma grande motivação na IEM Rio: o desejo de vencer os melhores times do mundo.
"Mesmo se esse campeonato não desse vaga, dinheiro, nada, nós iríamos com tudo ainda assim para ganhar desses caras. É muito melhor você ganhar desses caras do que de qualquer outro. Não importa o dinheiro, nada, nós queremos ganhar desses caras porque é muito da hora vencê-los."
"Eles são muito bons, atualmente o melhor time do mundo, a FaZe e a MOUZ também estão entre os melhores. Isso é ótimo porque mostra que estamos tendo uma evolução, que estamos embaçados e para cada jogador é bom ganhar deles. Viemos com a cabeça que tínhamos que ganhar porque queríamos nos mostrar", continuou yuurih.
Rumo à semifinal, a FURIA ainda não sabe qual será sua próxima adversária. Os brasileiros vão enfrentar o vencedor das quartas de final, que será disputada somente na sexta-feira. yuurih comentou como deve ser o trabalho para os playoffs.
"Vendo esse campeonato, ele está mais difícil que o Major. Os melhores times do mundo estão nele. Não importava muito o time que fôssemos jogar contra, ainda mais porque queríamos passar para a semifinal direto, que é o melhor caminho possível. Sabemos que não vai ter jogo fácil, conseguimos ganhar deles com um placar legal e agora é só felicidade. Voltamos a jogar no sábado e vamos nos preparar para seguir fazendo as coisas do jeito que estamos e mudar o que precisamos", finalizou.