paiN é o time brasileiro melhor posicionado nos rankings do CS2

Brasil chega na IEM Rio vivendo bom momento

País tem três representantes na competição, que começa na próxima semana

Pelo terceiro ano consecutivo, o Rio de Janeiro sediará uma edição de IEM. O campeonato acontece em um período no qual o Brasil vive bom momento no CS internacional, como mostram as participações dos times nas últimas grandes competições e o posicionamento deles nos rankings de HLTV.org e Valve.

A soma desses fatores torna seguro afirmar que a comunidade pode ter expectativa real de boas campanhas feitas por FURIA, Imperial e paiN, e não apenas de uma delas, como aconteceu nas IEM Rio de 2022 e 2023. Em ambas, apenas a FURIA conseguiu vaga nos playoffs - o time chegou nas semis do Major e nas quartas da competição seguinte.

Olhando para trás, o hype da IEM Rio de 2022 girava em torno da presença dos bicampeões mundiais entre os participantes: 00NATION com Epitácio "TACO" de Melo e Marcelo "coldzera" David, e a Imperial com Fernando "fer" Alvarenga, Gabriel "FalleN" Toledo e Lincoln "fnx" Lau como treinador.

O clima pré-IEM 2023 não foi tão diferente da anterior até porque, das três equipes brasileiras presentes no torneio, apenas a FURIA tinha algo para comemorar naquele período já que foi a única do trio formado com Imperial e MIBR a se classificar para o BLAST.tv Paris Major, o último do CS:GO.

Posições dos brasileiros pré-IEM Rio

Equipe
FURIA
Imperial
MIBR
paiN
00NATION

2022
10º HLTV
18º HLTV
Não participou
‎‎‎‎‎Não participou
‎‎‎‎‎‎‎‎27º HLTV

2023
11º HLTV
18º HLTV
27º HLTV
Não participou
Não participou

2024
14º HLTV / 12º Valve
20º HLTV / 25º Valve
15º HLTV / 20º Valve
12º HLTV / 11º Valve
Não participará

O cenário é completamente diferente neste ano. FURIA, Imperial e paiN evoluíram no decorrer da temporada, marcando presença em playoffs de grandes LANs e até mesmo chegando em final internacional. Foi o que fizeram os times de Rodrigo "biguzera" Bittencourt e Vinicius "VINI" Figueiredo o Global Esports Tour (GET) Rio vencido pela paiN, em abril.

O que fizeram de bom no ano

FURIA
EPL S20 - playoffs
BetBoom Dacha - top 6
YaLLa Compass - semifinal
CCT EU #4 - vice
Major - Elimination Stage

Imperial
EPL S20 - playoffs
ECL S47 - campeão
Thunderpick WC - classificado
GET Rio - vice
Major - Elimination Stage

paiN
EC Katowice - classificado
BetBoom Dacha - top 4
IEM Cologne - top 8
GET Rio - campeão
Major - Elimination Stage

Os retrospectos dos três times no ano faz com que seja realístico o cenário de termos dois deles nos playoffs, o que já seria uma façanha para o país na IEM Rio em comparação às edições anteriores. Mas pesa em desfavor o fato do trio estar na mesma chave, o Grupo A, e, com isso, as equipes precisarem se matar pelas vagas.

Contra quem estrearão

  • Imperial vs Natus Vincere

  • FURIA vs FaZe

  • paiN vs MOUZ

A IEM Rio acontecerá de 7 a 13 de outubro, com apenas os playoffs contando com a presença do público na Farmasi Arena (antiga Jeunesse Arena). A premiação total é de US$ 250 mil (R$1,3 milhão). O campeão se classificará para a próxima IEM Katowice.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.