ESL força equipes escolherem entre dois qualifiers para LANs
Até então participantes dos qualifiers norte-americanos para ESL Challenger Atlanta e IEM Rio, NRG e Party Astronauts foram forçadas a escolher qual seletiva jogar porque, segundo a ESL, caso uma das equipes se classificasse para ambas as LANs ela não teria tempo hábil para jogar os dois presenciais.
No X (antigo Twitter), o vice-presidente sênior da ESL Ulrich Schulze afirmou que a decisão da organizadora é uma questão de "justiça" para todas as equipes que estão disputando as seletivas.
"Se um time jogou ambos os qualifiers e os venceu seria injusto para qualquer times que eles derrotaram se essas equipes acabassem não participando das LANs. Simplesmente convidar o segundo colocado do qualify não resolveria isso", escreveu.
Schulze destacou também que a decisão não se trata de reduzir oportunidades, nem dar trabalho extra para os administradores garantir que as equipes não joguem qualifiers para eventos que se sobrepõem, ou seja, que não possam participar de ambos.
ESL Challenger Atlanta e IEM Rio serão disputadas em outubro. A LAN norte-americana acontecerá primeiro, de 4 a 6 de outubro, enquanto o presencial brasileiro de 7 a 13 do mesmo mês.
NRG e Party Astronauts se classificaram para o closed qualify de ambas as LANs via opens qualifiers. A dupla decidiu por seguir na disputa pela vaga na ESL Challenger Atlanta. Por conta disso, LAG e FLUFFY AIMERS jogarão a seletiva para a IEM Rio, na qual também estão Team Liquid e Legacy.