Adesivo do CS2 é acusado de plágio; compare artes
O adesivo "Olhos Apaixonantes" virou alvo de uma disputa por direitos autorais. Um artista conhecido como kikyo_toruko acusa o criador do adesivo, que está no Counter-Strike, de ter plagiado sua arte. kikyo_toruko enviou uma reclamação à Valve, que já desativou a página do cosmético na oficina, mas ainda não o removeu do jogo. O nome do acusado não é conhecido.
Compare as imagens:
O processo tem sido relatado pelo artista nas redes sociais. Tudo começou no dia 16 de julho, quando um usuário disse que artes antigas de kikyo_toruko, publicadas em 2021, haviam sido copiadas e adicionadas ao Counter-Strike.
No dia 20, o artista publicou o pedido de DMCA (Digital Millennium Copyright Act, uma lei americana contra o plágio) na Steam. Ele afirmou também que, caso a arte seja substituída, gostaria de "fazê-la melhor".
No dia 26, kikyo_toruko escreveu que o time de DMCA da Valve "removeu" o item - na verdade, ele segue disponível em jogo, só não está mais na página da Oficina da Steam. Segundo ele, a Valve está em contato com o artista acusado de plágio.
Na manhã deste sábado, o artista publicou uma mensagem que supostamente veio do acusado. Em tom de ameaça, o texto questiona se o artista quer mesmo seguir com um processo.
Até o momento, adesivo Olhos Apaixonantes segue disponível no mercado da Steam e no inventário dos jogadores que o obtiveram. Na manhã deste sábado, a versão holográfica sai na faixa dos R$ 70.