diozera, gbb, urban0, bruninho e deemO são jovens que podem estourar em breve no CS2 (Foto: Arte por Dust2 Brasil com fotos de HLTV.org)

5 nomes da nova geração do CS2 que podem estourar em breve

Cenário nacional vive mudança geracional no Counter-Strike

O CS2 nacional vive uma mudança de geração. Isto é, quando veteranos anunciam a aposentadoria ou que estão próximos de tal e esses espaços passam a ser cada vez mais ocupados por jovens talentos do cenário. Trata-se de um movimento que a comunidade acompanha ao vivo, como, por exemplo, as oportunidades dadas à Kaiky "noway" Santos, Kayke "kye" Bertolucci e Marcelo "nyezin" Ramos.

Mas os jovens de Imperial, FURIA e paiN não são os únicos que vêm chamando a atenção da comunidade por mostrarem o potencial de, no futuro, se tornarem as referências do Counter-Strike brasileiro. Por conta disso, a Dust2 Brasil listou cinco nomes da nova geração do CS2 que podem estourar em breve.

A lista montada foi baseada nas escolhas dos coaches que conversaram com a reportagem: Guilherme "texxas" Mayworm (MIBR Academy), João "righi" Righi (RED), Leonardo "msr" Caixeta (FURIA Academy), Pablo "disturbed" Fernandes (W7M) e Pedro "betinho" Umberto (Case).

urban0

urban0 é um jogador de 20 anos que começou a aparecer no cenário 2022. Mas foi pela Arena Jogue Fácil que passou a chamar a atenção até ser contratado pela organização de Casemiro para o lugar de Luiz “souz4h” Souza. A HLTV.org mostra que o rifler possui o 2º maior rating do time, atrás somente de Rodrigo "RCF" Figueiredo.

Estatísticas na Case

  • Rating: 1.07

  • Impact: 1.15

  • KAST: 71,9%

  • DPR: 0.69

  • ADR: 74.9

  • KPR: 0.67

O coach da Case disse que urban0 lembra Ali "Wicadia" Haydar Yalçın (Eternal Fire) e João "snow" Vinicius (paiN) quanto ao comportamento no servidor, como se fosse uma "carreta de derrubar bonecos", e mecanicamente é parecido com João "matios" Guedes (ODDIK).

urban0 também se destaca fora do servidor por ser um player muito dedicado, centrado, ter a capacidade de escutar e, ao mesmo tempo, falar o que pensa, mostrando assim uma personalidade forte, o que é necessário para as posições que faz.

"Para urban0 evoluir ainda mais precisa de mais tempo no tier 1 já que, antes de entrar na Case, não teve tanta oportunidade de enfrentar os times que enfrentamos. Também precisa continuar trabalhando quanto ser um jogador de personalidade forte no sentido de debates de ideias e em pauses porque precisará ter peito firme ao dar ideias durante a partida. Se for bom ou ruim, vamos discutir depois dos jogos, mas ele precisa ter personalidade forte para chamar a responsa. É algo que o snow tinha, mas que o urban0 precisa desenvolver mais", opinou.

gbb pela Solid no RMR para o Major de Paris

gbb

Com 21 anos, gbb surgiu no cenário em 2020 pela Jaguares e, desde então, vem sendo apontado por ex-companheiros e pela própria comunidade como um talentoso prospecto da nova geração. Atualmente se encontra na Team Solid, pela qual inclusive jogou o RMR para o BLAST.tv Paris Major 2023.

gbb tem conquistas importantes, algumas delas pela atual equipe, como a 1ª RES Latin American Series deste ano, a Liga GG.BET e duas edições da RedZone Pro League de 2023.

Estatísticas na Solid

  • Rating: 1.14

  • Impact rating: 1.20

  • KAST: 73%

  • DPR: 0.67

  • ADR: 78.9

  • KPR: 0.73

O coach da RED Canids João "righi" Righi destacou os pontos fortes de gbb sendo a dedicação, bem como a vontade do mesmo em aprender: "Ele vem evoluindo há algum tempo e vem impactando contra a maioria dos grandes times que enfrenta por ser muito agressivo e rápido, o que o torna difícil de se jogar contra.

"Playmaker de ofício, joga sempre para frente e colocando pressão no mapa. Me lembra um pouco do estilo de felps, venzomzera e biguzera", avaliou

Quanto possíveis pontos fracos, righi cita que gbb ainda não teve oportunidade de jogar tanto tempo com nomes mais experientes. "Agora jogando com o ALLE e com o destiny terá que extrair o máximo de experiência possível para agregar no próprio jogo, não estagnando assim na evolução.

deemO

Iago "deemO" Henrique é o novo adolescente do momento no cenário nacional. Com 16 anos, começou a ser visto nos principais campeonatos em 2022 pela loloNaMente. O jogador fez parte da Meta Academy e atualmente completa para o time de base da paiN, com a qual foi vice-campeã da Série A de abril.

deemO é a escolha de Pablo "disturbed" Fernandes, coach da W7M, como um dos nomes da nova geração que podem estourar no futuro próximo. "É um jogador que vejo crescendo não é de hoje. Se manter a cabeça no lugar, vai longe", afirmou.

E os pontos fortes? disturbed acredita que deemO "é um jogador que tem muita mira e é bom mecanicamente, além da capacidade que possui de se adaptar as situações, como os clutches". Já para uma maior evolução, disturbed apontou que o jogador precisaria obter mais experiência e moldar sua mentalidade.

"Ele se parece com o Jimpphat da MOUZ já que fazem as mesmas funções. Tem uma mirinha laser. Quem aparece na mira dele já é cortado", destacou.

diozera comemorando mais um título na MP3 Arena (Foto: Reprodução/X)

diozera

diozera é cria da B4 Academy e, apesar dos 17 anos, já possui experiência em LAN por jogar campeonatos de menor expressão no Sul do país, como a MrJack.cup. Desde então passou também pelo time de base do MIBR e atualmente joga pela Intense, emprestado.

Neste ano diozera disputou duas finais de torneios nacionais pela Intense, sendo vice na Série A de fevereiro e na ESEA Open Season 48 sul-americana.

Estatísticas na Intense

  • Rating: 1.14

  • Impact: 1.30

  • KAST: 71,2%

  • DPR: 0.71

  • ADR: 79.0

  • KPR: 0.74

Ex-treinador de diozera na época de MIBR Academy, Guilherme "texxas" Mayworm descreveu o jovem como o "donk 2.0" e afirmou que o jogador tem o estilo que consagrou Fernando "fer" Alvarenga em 2017.

"Agressividade é o ponto mais forte dele. É um jogador que hypa o ambiente do time quando faz boas jogadas. Ele sabe ler o jogo e encaixar um 'freestyle' se precisar, tirando umaplay da cartola", avaliou.

texxas acredita que diozera precisa evoluir na hora de saber mudar o ritmo do jogo, para se adaptar melhor a times que vão punir sua agressividade. O treinador também disse que o jogador precisa de mais maturidade.

bruninho

Com passagens por Keyd Academy e Meta, Bruno "Bruninho" Rodrigues é um rifler de 20 anos que tem se destacando atualmente pela FURIA Academy.

bruninho é o jovem da lista que mais possui experiência internacional já que disputou seis edições da WePlay Academy, tendo ficado em 3º lugar da Season 4 junto ao time de base alvinegro, e foi campeão da FiRELEAGUE Academy 2023. Em LANs nacionais, foi vice da BGS Esports 2022.

"Penso que o estilo do bruninho se assemelha ao do yuurih, mesmo exercendo funções diferentes. As semelhanças estão na calma necessária para tomar decisões durante a partida, na efetividade 'mid game' e na qualidade da mira. É um jogador de muito impacto e bem seguro daquilo que precisa ser feito", destacou Leonardo "msr" Caixeta, coach da FURIA Academy.

Estatísticas de bruninho na FURIA Academy

  • Rating: 1.05

  • Impact: 0.99

  • KAST: 71,2%

  • DPR: 0.66

  • ADR: 73.4

  • KPR: 0.66

Avaliando o jogador, msr afirmou que bruninho é extremamente técnico e um player de grupo. "Seu estilo calmo o favorece nas tomadas de decisões e facilita a efetividade durante os jogos. Gosto de defini-lo como 'um jogador de segurança da equipe', que, quando solicitado, consegue entregar o potencial que possui e performar de maneira sólida", avaliou.

Já para que bruninho avalie ainda mais, o coach da FURIA Academy puntou um aspecto fora do servidor, que é a forma como trabalha a própria imagem. De acordo com msr, trata-se de um fato que também enxerga em outros novos talentos do CS.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.