Legado do Maricá Games será arena de esports gratuita para cidade-sede
Maricá será mais uma cidade do Rio de Janeiro que terá uma arena de esports para chamar de sua. A estrutura, que será gratuita e ficará no Galpão Tecnológico da cidade, será um dos legados do Maricá Games 2024, anunciou o CEO da GameON e produtor geral Vinícius Verly em entrevista à Dust2 Brasil
“Organização, planejamento e propósito são muito importantes para qualquer negócio. Um dos legados que deixaremos após o Maricá Games é uma arena de esports dentro do Galpão Tecnológico de forma gratuita, como a que tem no Rio de Janeiro Esse espaço será gerido por nós e terá também um espaço para podcast e uma sala para desenvolvimento de jogos”, explicou.
Os responsáveis pelo Maricá Games têm dois objetivos com a arena: fazer funcionarem políticas públicas voltadas para os games e esports e também ajudar país, que ainda têm dificuldade em entender esse universo, a despertarem para a possibilidade que os filhos têm em ganhar dinheiro com esse sonho.
Mas a arena não será o único legal do Maricá Games deste ano: “Vamos produzir e realizar projetos dentro das escolas, como por exemplo entrar nos jogos escolares com modalidades de esports.”
Sonho em transformar Maricá Games em franquia
Atualmente Maricá Games é realizado somente na cidade litorânea da região metropolitana do Rio, mas Verly quer mais. O produtor geral do evento tem como principal sonho transformar o Maricá Games em uma franquia no estilo Rock in Rio.
“Eu vejo o Maricá Games indo para outros países como produto e estrutura organização dos esports e da cultura geek, bem formatado em um pacote e visitando outros países, levando esse propósito de legado”, afirmou.
E Verly tem dois planos para a edição 2025 do evento: fazer um Maricá Games Academy parecido com o Rock in Rio Academy, que são cursos ministrados durante o evento, e realizar um campeonato de esports de nível internacional.
Contrapartidas para cidade
Maricá Games é um evento que vem recebendo investimento público por parte da Prefeitura de Maricá desde que surgiu. O aporte deste ano foi de R$ 4,8 milhões de reais, e Verly garante que o evento tem várias contrapartidas para a cidade, desde a capacitação da comunidade para trabalhar no Maricá Games até contribuindo para a economia local.
“15 dias antes do início do Maricá Games as nossas diretorias vieram para Maricá, junto com parte da equipe que já é da cidade, para capacitarmos todos da comunidade local que iriam trabalhar no evento. Ministramos cursos de capacitação no Galpão Tecnológico da cidade”, afirmou.
Também de acordo com Verly, os responsáveis pelo Maricá Games contrataram dois projetos sociais para estar no evento: o Passaporte Universitário, ligado à Secretaria de Tecnologia e Inovação, e o Capacita da Secretaria de Trabalho. A equipe deste ano foi formada por 158 pessoas no total.
Quanto ao impacto na economia local, Verly e a equipe estimam que o Maricá Games retornou para a cidade mais de R$10 milhões de reais com as 100 mil pessoas que prestigiaram os dez dias do evento. “O pessoal da praça de alimentação nos disse que estava vencendo mais que a época do Carnaval.”