Pedro Motta, diretor da CODEMAR, em evento de preparação para o Maricá Games (Foto: Leonardo Fonseca/CODEMAR)

Prefeitura investiu R$ 4,8 milhões na realização do 3º Maricá Games

Governo municipal vê investimento nos esports e games como política pública

O investimento nos universos dos games e dos esportes eletrônicos é visto pela Prefeitura de Maricá como política pública. Tanto é que a Companha de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR) investiu R$ 4.833.737,33 na realização da terceira edição do Maricá Games. Foi o que informou Pedro Mota Di Filippo, o diretor de Indústria, Energia, Tecnologia e Inovação da companhia.

"O nosso entendimento como CODEMAR e Prefeitura quanto esse universo é que o Maricá Games é de política pública. E é por isso que fizemos esse investimento. A CODEMAR e a Prefeitura enxergam nesse universo, nesse mercado diversas oportunidades para que sejam gerados novos mercados e arranjos produtivos locais que vão proporcionar emprego e renda para a nossa cidade", afirmou.

Ainda de acordo com Di Filippo, o órgão e a Prefeitura entendem que os mercados gamer, geek e dos esports são inclusivos e de fácil acesso, contemplando diversas competências e habilidades para que toda a comunidade de Maricá possa absorver

"Falando especificamente sobre o investimento, fizemos um aporte em torno de R$ 4,8 milhões para a realização dos dez dias de Maricá Games e temos a visão clara de retorno que o evento trará para nós. Primeiro por questão turística, conseguimos colocar Maricá no mapa. Tivemos uma competição de esport na parte do ciclismo realizada na orla de Itaipuaçu, fazendo com que pessoas de todo o mundo pudessem conhecer", explicou

O diretor da CODEMAR disse que a companhia já está realizando pesquisas com o comércio e público local a fim de saber o impacto o quanto a economia de Maricá foi impactada com o evento. Os cálculos iniciais é que o retorno do investimento foi de quatro vezes mais o aporte, isto é, podendo superar R$ 12 milhões. Quanto ao público, as primeiras apurações apontam que em torno de 100 mil pessoas acompanharam o Maricá Games.

Maricá opção para eventos de esports no Rio?

Na visão de Di Filippo, o fato de Maricá ter realizado nos últimos três anos edições cada vez maiores do Maricá Games mostra que a cidade pode, sim, se tornar uma opção para aqueles que querem realizar eventos do tipo, além da capital Rio de Janeiro.

"Com o 3º Maricá Games conseguimos dar esse protagonismo e colocar Maricá no holofote já sendo o maior evento público gratuito do Brasil, e o maior evento gamer do Rio de Janeiro. Maricá já é destaque pelas políticas públicas, como o ônibus gratuito, repasse de renda básica, moeda social e local. Agora, com o Maricá Games, esse universo gamer/geek nos colocamos como protagonistas e liderando todo esse processo no estado do Rio", destacou.

Legado

O Maricá Games não se resume aos dez dias de evento, garantiu o diretor da CODEMAR: "Queremos que toda essa iniciativa de esports, games e gamificação fique durante todo o ano. Temos um galpão tecnológico no qual já desenvolvemos diversas iniciativas tecnológicas e de inovação. Temos incubadoras e queremos levar para esse galpão as iniciativas relativas aos esports e games."

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