Imperial pode não jogar final do GET Rio; entenda
Apesar de ser a primeira finalista do Global Esports Tour (GET) Rio 2024, a Imperial pode não participar da decisão. A presença da equipe no confronto valendo o título dependerá do horário no qual ele acontecerá neste sábado, mesmo dia que o time precisa viajar à Malta para a disputa da ESL Pro League Season 19.
Por mais que só estreie na terça-feira, a equipe tem o media day para cumprir e tem voo saindo do Rio de Janeiro até a ilha no sul da Europa. Procurado pela Dust2 Brasil, Cleber "Ferrer" Ferreira, manager da Imperial, informou que o voo está marcado para às 20h25 e o time precisa embarcar para não sofrer sanções da Pro League.
"Se não conseguirmos voarmos hoje seremos eliminados da Pro League e não podemos permitir que isso aconteça. Estou trabalhando desde às 5h da manhã tentando outra alternativa que seja viável e com o aval da ESL. Se não for possível, infelizmente não teremos outra opção (a não ser não disputar a final). Estamos fazendo o possível por jogar uma final em frente da torcida brasileira é sempre a realização de um sonho para todos nós", explicou.
O drama envolvendo a presença da Imperial na grande final do GET Rio começou ainda na sexta-feira, o dia mais longo do campeonato por conta das cinco md3 jogadas em quase 20h de disputas. Inicialmente, a equipe iria disputar a final winner às 17h30, o que não aconteceu por conta dos sequenciais atrasos desde o início dos jogos. O time acabou entrando no servidor somente às 1h15 da madrugada de sábado e o embate contra a paiN terminou por volta de 4h20.
O que também atrapalhou o cronograma da equipe foi o closed qualify sul-americano para a Esports World Cup (EWC). Os próprios Imperadores jogaram a seletiva na sexta-feira, mas o que mais atrapalhou foi MIBR contra paiN. À Dust2 Brasil, João "felps" Vasconcellos chegou a dizer que, se esse jogo tivesse ido para o decider, um W.O. contra a paiN poderia ter acontecido.
Embate nas redes
Esse levante da Imperial junto à organização do GET Rio em busca do W.O da paiN desagradou o time adversário. O capitão Rodrigo "biguzera" Bittencourt foi quem trouxe a situação à tona no X (antigo Twitter).
"Realmente não esperava o que ele fizeram conosco. Desde o início do campeonato, nós, MIBR e Imperial tentamos nos ajudar ao máximo, mas depois da eliminação deles (Imperial) para nós no closed da EWC, eles nos ameaçaram a dar W.O no GET Rio. Depois, a organização do campeonato falou que poderíamos jogar no outro dia essa md3 (contra Imperial) porque todos sabiam que estaríamos esgotados, mas a Imperial não concordou, fazendo com que jogássemos a jogar até quatro e pouco da manhã", escreveu biguzera.
Em contato com a reportagem a organização do GET Rio informou que o atraso ocasionado pelos jogos da seletiva para o EWC que prejudicaram a Imperial na sexta-feira também aconteceu no dia anterior, mas em desfavor do time liderado por Vinicius "VINI" Figueiredo, que na ocasião pediu a produção que os jogos fossem até mais tarde. A 9z, que seria a adversária da line no dia, aceitou o pedido, assim como os demais times e o próprio comitê organizador.
VINI, inclusive, respondeu a publicação de biguzera, dizendo que as ações da Imperial em prol do W.O contra a paiN não foi pensado na maldade: "Fomos obrigados a esperar vocês jogarem desde a primeira derrota, por volta das 18h30, com o campeonato informando que todos os jogos aconteceriam no mesmo dia. Caso perdêssemos seriamos obrigados a virarmos a noite para jogar a lower, que estava marcada para às 7h30, mas quando foi 1h da manhã vieram nos informar que queria remarcar nosso jogo contra vocês para o dia seguinte às 9h e que precisaríamos estar na arena às 7h. Se essa informação tivesse sido dada após a primeira derrota, com certeza existiria um mondo no qual poderíamos voltar para o hotel, descansar e darmos o máximo para resolver a questão do horário".
O capitão da Imperial informou que a ESL proibiu o time de não chegar no domingo, com voo já comprado pela organização internacional, que poderia punir os brasileiros na Pro League.
"Nem sei o que a Imperial ou o campeonato vão fazer para que consigamos jogar essa final porque ontem a conversa era chance de W.O por conta das duas md3 de sábado. Estávamos priorizando obviamente a ESL. O W.O não está confirmado já que aguardamos os campeonatos e organizações se resolverem", concluiu.
O CEO Felippe Martins foi quem disse publicamente sobre a possibilidade da Imperial não disputar a grande final. No X, Martins disse que conversou com Bruno "ellllll" Ono, diretor de FPS da paiN, antes do jogo. O CEO da Imperial disse ainda que desde que a equipe aceitou o convite para o GET Rio, o time esperava o cumprimento do cronograma original.
"O que sei, é que o jogo estava marcado para às 2h de ontem e o que chegou para mim era que a organização queria adiar o nosso jogo para hoje, o que na nossa opinião, não seria justo porque além de estarmos esperando, era xeque-mate para nós já que com mais uma md3 no sábado seríamos obrigado a dar W.O, o que ainda é uma realidade", afirmou.
O Dia 3 de GET Rio começou às 10h com MIBR e OG se enfrentando pelas quartas da lower. O confronto, até a publicação desta matéria, está empatado em 1 a 1. O vencedor duelará contra a paiN a partir das 14h, enquanto a final está marcada para às 16h.