CBDEL precisará prestar esclarecimentos ao Ministério do Esporte (Foto: Divulgação/CBDEL)

Ministério do Esporte pedirá à CBDEL esclarecimento por denúncia de favorecimento

Pasta também confirmou que licença da confederação está vencida

O caso do suposto favorecimento a um time ligado a uma funcionária da Confederação Brasileira do Desporto Eletrônico (CBDEL) na seleção do representante brasileiro no IESF World Esports Championship 2023 chegou ao Ministério do Esporte, que pedirá esclarecimentos a entidade. A informação foi confirmada pela pasta à Dust2 Brasil

O Ministério do Esporte informou a reportagem que recebeu duas manifestações na Ouvidoria, uma delas sendo denúncia e outra de comunicação quanto a investigação policial pedida pelo Ministério Público de São Paulo em novembro de 2023. "Ambas as manifestações serão objeto de pedido de esclarecimentos sobre os fatos narrados, à referida confederação", disse o Ministério. O conteúdo da outra manifestação não foi revelado.

A reportagem apurou que a denúncia contra a CBDEL no Ministério do Esporte foi aberta por Helio Tadeu Brogna Coelho Zwicker, advogado que está cuidando do caso em prol das ex-jogadoras da God Genesis. Foi ele também quem protocolou a denúncia como notícia-crime no MP de São Paulo.

Certificação

O Ministério do Esporte também informou a reportagem que, ainda em outubro de 2023, a CBDEL entrou com um pedido de renovação da Certificação da Lei Pelé vigente, a qual a entidade teve até 23 de agosto de 2023.

Segundo a pasta, para a CBDEL obter a nova certificação a confederação terá que cumprir requisitos estabelecidos nos artigos 18, 18-A, 22, 23 e 24 da Lei Pelé.

O que diz a CBDEL

Após a publicação da matéria a CBDEL entrou em contato com a reportagem a fim de, novamente, falar sobre o caso do suposto favorecimento envolvendo uma funcionária da entidade durante a seleção do mundial feminino da IESF. Veja a nota na íntegra, abaixo.

"A Confederação Brasileira do Desporto Eletrônico (CBDEL) esclarece que, até o momento presente, não recebeu oficialmente nenhuma denúncia ou solicitação de esclarecimento por parte de qualquer órgão federal, estadual ou municipal. A CBDEL reitera seu compromisso com a transparência e a ética em todas as suas atividades.

Ao tomar conhecimento das informações veiculadas pela imprensa sobre a suposta denúncia de favorecimento a um time ligado a uma funcionária da CBDEL na seleção do representante brasileiro no IESF World Esports Championship 2023, a CBDEL manifesta total disposição em colaborar com quaisquer investigações e fornecer esclarecimentos necessários para a elucidação dos fatos.

A CBDEL solicita a este importante meio de comunicação que forneça dados concretos, como protocolo e/ou número de processo, para que possamos tomar as providências adequadas e responder de forma completa e detalhada às eventuais demandas do Ministério do Esporte.

Reiteramos nosso comprometimento com a integridade e a lisura em todas as atividades relacionadas ao esporte eletrônico no Brasil e reafirmamos nossa disposição em cooperar com as autoridades competentes para o esclarecimento de quaisquer questionamentos.

A CBDEL aguarda a oportunidade de apresentar sua versão dos fatos e confia na imparcialidade e rigor na apuração por parte dos órgãos competentes. Estamos à disposição para colaborar no que for necessário para a elucidação completa dos acontecimentos mencionados".

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.