Retrospectiva 2023: relembre o ano da Legacy
Legacy foi uma das equipes brasileiras que teve um 2023 para lá de movimentado. A line sofreu mudanças impactantes, passou a defender outra organização e teve participação ativa no cenário internacional com direito a playoffs na ESL Pro League.
A Dust2 Brasil separou cinco momentos que marcaram o ano da Legacy para relembrar como foi o 2023 da Legacy no Counter-Strike.
Chapéu no Fluxo
O 2023 da ainda 00NATION começou com mudanças significativas. A primeira delas foi a troca com 9z envolvendo os awpers Santino "try" Rigal e Lucas "nqz" Soares.
Mas não foi uma transferência qualquer já que antes da troca o awper foi alvo do Fluxo, que na época também estava negociando a contratação do coach Wilton "zews" Prado. O chapéu foi dado e o awper se junto a Zero Zero.
Atravessado, o Fluxo acabou fechando com Allan "history" Lawrenz, que no ano anterior se destacou pela ARCTIC. O awper foi contratado para o lugar de Lucas "lux" Meneghini.
Fim do "TACOLD"
Responsáveis por uma das duplas mais vitoriosas do Counter-Strike mundial, Marcelo "coldzera" David e Epitácio "TACO" de Melo acabaram se separando mais uma vez neste ano após pouco mais de um ano da retomada da parceria.
O mais recente fim do "TACOLD" foi consequência da decisão de TACO em pausar a carreira. Inicialmente o veterano desfalcaria o time somente para a ESL Pro League Season 17. Mas a ausência se estendeu até o jogador deixar a organização de vez.
Em fevereiro, TACO explicou a ausência na LAN que aconteceu na Europa citando problemas pessoais que estava enfrentando na época.
"Dentro das limitações pessoais que apareceram na minha vida há algum tempo, dei o meu melhor nesses últimos meses para cumprir minhas obrigações como IGL, capitão e player. Eu vinha tentando conciliar a rotina e calendário do CS com a resolução desses problemas, mas a realidade é que agora decidi aceitar que preciso de um tempo para mim e em breve darei mais detalhes sobre a situação", escreveu no X (antigo Twitter).
O jogador foi inicialmente substituído por Leonardo "n9xtz" Santos, que ficou na equipe por um mês. Na sequência a organização contratou Gabriel "NEKIZ" Schenato.
Playoffs na Pro League
Já com n9xtz na line a 00NATION protagonizou a melhor campanha da equipe internacionalmente neste ano. O fato aconteceu na Pro League, quando o time chegou nos playoffs.
O caminho até a fase eliminatória foi recheado de percalços já que o time estreou com derrota para OG e acabou caindo para a segunda repescagem da fase de grupos com revés para a Grayhound. Mas, mostrando resiliência, a Zero Zero engatou vitórias sobre Rooster, Grayhound e Ninjas in Pyjamas para chegar nos playoffs.
A já comemorada campanha foi finalizada na primeira rodada da fase eliminatória. Apesar de ter feito uma boa série, chegando a vencer um dos três mapas por placar apertado, a 00NATION acabou perdendo para a NAVI e sendo eliminada.
Mudança de organização
A saída de TACO não foi a única mudança surpreendente envolvendo a antiga 00NATION. Por decisão própria, a divisão brasileira que vinha trabalhando para a organização norueguesa resolveu fundar o próprio clube. A transição durou um mês, de agosto a setembro do ano.
No processo de mudança de organização a line então liderada por Marcelo "coldzera" David disputou alguns campeonatos como Fake Natty. Foi nessa época que NEKIZ passou a fazer parte do time, que antes tentou a contratação de João "felps" Vasconcellos. Por decisão própria o jogador não acertou com a equipe.
A oficialização da Legacy só foi acontecer no fim de 22 de setembro, quando o nome da nova organização foi revelado.
O 1-10 na Europa
A temporada competitiva 2023 da Legacy foi encerrada na Europa após o título do CBCS Season 3. Em um mês o time disputou seis campeonatos e o vice-campeonato na XL Games Clash foi ofuscado pelo aproveitamento para lá de negativo nas séries que disputou.
A reportagem mostrou no último dia 13 que a Legacy disputou 11 séries em solo europeu e só obteve uma única vitória, contra a ENDPOINT no CCT Online Finals #4. O retrospecto da equipe ficou em 9%, sendo melhor somente que o Fluxo, único time a não ter vitórias no "tour" pela Europa.