Governo Lula criará secretária focada no esport em Ministério
O Ministério do Esporte não terá uma diretoria de esports, mas sim uma secretária própria. A novidade foi revelada nessa quarta-feira pelo secretário da pasta Paulo Henrique Cordeiro durante audiência pública na subcomissão especial dos esportes eletrônicos da Câmara dos Deputados.
"O ministro e o presidente Lula dão tamanha importância a esse segmento a ponto de modelar, constituir uma nova secretária nacional dentro do Ministério do Esporte só para tratar dos jogos eletrônicos. E não é uma importância que damos por dar. É uma importância que o próprio segmento conquistou", afirmou o secretário.
Cordeiro disse que é justo os esportes eletrônicos ter uma secretária própria assim como acontece com o futebol e outras modalidades: "Este segmento que move recursos incluindo do ponto de vista social meninos e meninas que, para o senso comum, eram apenas adeptos dos jogos, mas que podem ser um talento que está sendo desperdiçado para indústria, games e demais segmentos."
Com a mudança no comando do Ministério do Esporte, saindo Ana Moser (sem partido) para a entrada de André Fufuca (PP-MA). E o novo ministro assumiu a pasta já afirmando que reconhece os esportes eletrônicos como esporte e prometendo a criação de um setor focado nos esportes eletrônicos, o qual chegou a chamar de diretoria.
Em outubro, para a Dust2 Brasil, o ministro do Esporte afirmou que o governo federal iria trabalhar na regulamentação dos esports, o que foi repetido pelo secretário.