Com CS, Rio receberá "Pan dos esports" em 2024
O Brasil voltará a receber um campeonato internacional de Counter-Strike em 2024. Nesta terça-feira, a Federação Internacional de Esports (IeSF, em inglês) anunciou que o Panamerican Esports Games será disputado no Rio de Janeiro no próximo ano.
O "Pan dos esports" será disputado de 1 a 9 de junho, mas em local ainda não divulgado pelos organizadores. Além do Counter-Strike, o evento contará também com campeonatos de Dota 2, Rocket League e Mobile Legends.
O evento servirá de seletiva para a etapa mundial da IESF de 2024, que acontecerá em Riade, na Arábia Saudita. Esta será a segunda vez que o Brasil sediará uma LAN que classifica para tal evento. A primeira foi em 2016, que terminou com o time classificado não disputando o IeSF World Championship.
O evento de lançamento do Panamerican Esports Games será realizado nesta terça-feira em um hotel na Barra de Tijuca, Rio de Janeiro, com a presença do secretário geral da IESF Boban Totovski, do ministro do Esporte André Fufuca (PP-MA), do governador do Rio Claudio Castro (PL-RJ), do secretário de Esporte e Lazer Rafael Picciani (MDB-RJ) e do coordenador de Esports e Games da cidade Chandy Teixeira.
A IESF é mais uma entidade ligada aos esportes eletrônicos que está sendo abraçada pela Arábia Saudita. O país, além de receber a etapa mundial, também está presidindo a federação internacional já que, em outubro, o príncipe Prince Faisal bin Bandar bin Sultan Al Saud assumiu a liderança da entidade.