Brasileiro reporta 38 bugs no CS2
João "joaokaka1998" Ricardo Florêncio tem uma missão quase que diária desde março. Desde o lançamento do beta do CS2, o brasileiro dedica boa parte do seu tempo para encontrar bugs na versão de teste do jogo e reportá-los a Valve. Até o momento, foram 38.
Ainda sem acesso ao CS2 em sua conta, João ganhou uma conta de um inscrito para jogar o beta. Em contato com a Dust2 Brasil, o streamer explicou como procura os bugs.
"Fico umas duas horas rodando o mapa, procurando diversos bugs. Tem alguns específicos para tentar achar. Depois de eu dar uma boa procurada nesse tipo de bug e não achar mais nenhum, vou para outro (tipo) que é comum e assim por diante".
João conta que vasculhou a Dust2 e a Mirage atrás dos bugs, porém não foi atrás dos erros nos mapas que foram liberados recentemente, como Nuke, Overpass e Vertigo. Mesmo assim, encontrou 38 bugs, que já foram reportados à Valve.
Embora sejam diversos bugs, João conta que os erros são mínimos. No entanto, um na Mirage lhe chamou mais atenção do que os outros.
"O bug que a comunidade mais comentou, do teleporte, me chamou atenção. Você ficava em uma posição no L (da Mirage) e se teleportava para cima do mapa. Esse foi o mais grave, os outros eram bem pequenos".
"Alguns exemplos de bugs que encontrei foram alguns objetos levemente flutuando, bug de sombra, de textura, boost não internacional, conseguir ver por dentro de objetos, clip de escadas", adicionou João.
A facilidade para encontrar bugs vem da experiência. João conta que busca e reporta erros no CS desde 2017, porém nunca fez isso em outro jogo. Agora, ele pretende vasculhar a Overpass, que é o primeiro mapa reformulado que chegou ao CS2.
"Acredito que a Overpass tenha vários bugs sim. Talvez não graves, porém alguns menores por conta desse remake completo no mapa. É preciso analisar bastante para deixar ele 100% otimizado nessa questão", explicou.
"Dust2 e Mirage, por exemplo, são portes diretos do CS:GO com melhorias gráficas da Source2. Mas muitos bugs que tinham no CS:GO apareceram novamente no CS2", continuou.
Essa dedicação em reportar erros nos mapas foi reconhecida até pela Valve, que agradeceu ao João no último email enviado com os erros. Mesmo que não seja a primeira vez, o agradecimento sempre é especial para o streamer brasileiro.
"Em 2017 recebi agradecimentos da Valve por reportar bugs no remake da Dust2. Já sou acostumado a receber agradecimentos por criadores dos mapas da comunidades porque reportei erros em 21 mapas que foram aprovados".
"No entanto, quando vemum agradecimento direto da Valve, é sempre mais gratificante e especial. Mostra que estou fazendo bem e no caminho certo", finalizou João.