GamerLegion repete feito de campeã do Major do Rio
Assim como o Major do Rio, o último mundial de CS:GO terá uma finalista que iniciou o campeonato pela fase inicial, o Challengers Stage. Neste sábado, após virada contra Heroic, a GamerLegion repete o feito não só da Outsiders (atual Virtus.pro) e outras seis equipes. É o que mostra o levantamento da Dust2 Brasil
O atual formato com três fases entrou em vigor nos Majors na edição disputada em 2018 na cidade americana de Boston. Este inclusive foi o primeiro mundial a ter não só uma finalista que começou pelo Challengers Stage, mas duas: Cloud9 e FaZe, com o título ficando com os norte-americanos.
Na sequência, outros três Majors tiveram pelo menos um finalista vindo do Challengers Stage Um título e dois vices, respectivamente, com Astralis, ENCE e AVANGAR. O feito só não ocorreu em dois mundiais dos oito mundiais: PGL Major Stockhom 2021 e PGL Major Antwerp 2022, os dois primeiros após a pandemia.
Curiosamente, duas finalistas de Majors que começaram pela fase inicial foram lideradas pelo mesmo jogador. Trata-se de AVANGAR e Outsiders do russo Dzhami "Jame" Ali.
Do Challengers à final de Major
-
Cloud9 e FaZe no ELEAGUE Major Boston 2018
-
Astralis no FACEIT Major London 2018
-
ENCE no IEM Katowice Major 2019
-
AVANGAR no StarLadder Berlin Major 2019
-
Outsiders no IEM Rio Major 2022
A campanha da GamerLegion no Major de Paris não é histórica somente por repetir o feito da campeã do IEM Rio Major. A equipe europeia esteve por um fio no Challengers Stage já que estreou com 0-2, perdendo para Complexity e The MongolZ. O miracle run aconteceu após triunfos seguidos contra MOUZ, OG e FORZE.
No Legends Stage, desempenho um pouco melhor tendo em vista que avançou para os playoffs com 3-1. Já no Champions Stage, antes da excepcional virada contra Heroic, 2 a 0 seco diante Monte.