Brasil venceu mundial em arena do Major de Paris
Por mais que não vá receber equipes brasileiras durante os playoffs do BLAST.tv Paris Major, Accor Arena traz boas lembranças para o país. Isso porque, quando se chamava Palais Omnisports de Paris-Bercy, foi palco do título mundial do Brasil no Counter-Strike 1.6, quando, há quase 17 anos, o MIBR conquistou a Electronic Sports World Cup (ESWC) 2006.
A arena começou a ser construída em 1981 e inaugurada três anos depois, em 1984, com a antiga alcunha. Jean Prouvé and Aydin Guvan desenharam o local, que chama a atenção pelo formato de pirâmide e as paredes externas cobertas por um gramado inclinado. Atualmente, após reformas sofridas em 2015, a Accor Arena pode receber público entre 7 mil a pouco mais de 20 mil pessoas, a depender do evento que recebe.
O local que está recebendo o Champions Stage do último Major de CS:GO é uma das sete maiores arenas indoor da Europa, a segunda quando o assunto é a França, perdendo para Paris La Défense Arena, também localizada na capital do país, inaugurada em 2017, tendo capacidade de 40 mil pessoas.
Quatro anos antes do Major de Paris, a Accor Arena recebeu um mundial de outra modalidade, o de League of Legends, em 2019, vencido pela FunPlus Phoenix. Mas foram nos esportes tradicionais que o local recebeu os principais eventos e um deles será em 2014, os Jogos Olímpicos de Paris, sediando as finais dos campeonatos de basquete e ginástica.
Inclusive, um dos campeões mundiais em 2006 pelo MIBR recordou o fato. Nesta quinta-feira, pelo Twitter, Renato "nak" Nakano, atual coach estratégico da organização, afirmou que "está dando um aperto de não estar presente. Nostalgia bateu forte aqui". O veterano ainda marcou os antigos companheiros de título.
Em 2006, o MIBR dominou o campeonato do início ao fim. Nas duas fases de grupos, as melhores campanhas, enquanto nos playoffs superou x6tence, ALTERNATE aTTax e a poderosa fnatic até o título. Já no Major deste ano, o país sequer chegou na fase eliminatória: Fluxo e paiN caíram no Challengers Stage e FURIA se despediu do Legends Stage com 0-3.