Brasil mantém hegemonia na BLAST Showdown Americas
A BLAST Premier Spring Showdown Americas será mais uma repescagem da BLAST que terminará com equipes brasileiras nos degraus mais altos do pódio. Já contando com a que se encerra neste domingo, o país venceu todas as quatro edições do classificatório voltado para as Américas que dá vaga no torneio final de uma temporada da liga.
A decisão do Spring Showdown Americas deste ano será protagonizada por paiN e Imperial. Das duas, equipe atualmente liderada por Rodrigo "biguzera" Bittencourt já foi campeão de uma repescagem, a Spring de 2022, após 2 a 0 sobre a FURIA. Já Gabriel "FalleN" Toledo e os companheiros nunca disputaram a finalíssima do campeonato.
O primeiro Showdown a ser disputado foi o Spring de 2020. Como classificava três equipes para o American Finals, o torneio não precisou ter a grande final disputada. Contudo, se ela acontecesse, seria jogada entre MIBR e FURIA. Além da dupla brasileiro, quem também se classificou foi a Evil Geniuses (EG), que acabou vencendo o Finals e tinha o brasileiro Wilton "zews" Prado de treinador.
Uma repescagem acabou sendo realizada no Fall 2020, mas contando com equipes de todas as regiões. Mesmo assim, o país terminou o Showdown no topo já que a FURIA foi uma das classificadas para o Fall Finals daquele ano junto com a MOUZ.
Retrospecto do Brasil no Showdown Americas
-
Spring 20 - MIBR e FURIA dividindo o top 1
-
Spring 22 - paiN campeã e FURIA vice
-
Fall 22 - Fluxo campeão e MIBR vice
O Showdown Americas propriamente dito voltou a acontecer na temporada passada, tendo duas edições: uma para a Spring Season e outra para a Fall. O Brasil foi campeão de ambas, com paiN e Fluxo, respectivamente.
Na edição deste ano, a paiN chegou na grande final com duplo 2 a 1 sobre MIBR e Team Liquid. Já a classificação da Imperial aconteceu com vitórias por 2 a 1 contra Complexity e 2 a 0 versus EG Black. O duelo entre as brasileiras está previsto para começar às 16h30.