Valve remove Dust2 e muda M4A1-S e AWP
Mapa mais icônico do Counter-Strike, a Dust2 está fora do Grupo Ativo. Em atualização lançada na noite desta sexta-feira, a Valve decidiu substituir o cenário pela Anubis, lançada em 2020, entre os sete mapas usados para o competitivo. Além disso, a publisher também diminuiu o dano da M4A1-S e a quantidade de balas da AWP.
O patch veio de surpresa num dia que não costuma receber atualizações. Queridinha do público, a Dust2 esteve no Grupo Ativo entre o lançamento do jogo e fevereiro de 2017, quando saiu para receber um grande update. Com melhorias gráficas e de jogo, o mapa retornou em outubro do mesmo ano e seguiu lá até hoje.
A Anubis, por sua vez, foi lançada em 2020 pelos mapmakers Roald, jakuza e jd40, sendo adicionada ao jogo em março. Poucos dias depois, o mapa foi colocado no modo competitivo, onde permaneceu até maio de 2021, quando foi removida. Em agosto de 2022, o mapa foi novamente adicionado ao jogo.
Em postagem no blog, a Valve não deu muitos detalhes do motivo da mudança, mas afirmou que elas visam o BLAST.tv Paris Major de 2023. A publisher também não afirmou se o mapa passará por um outro remake.
Apesar da alteração, a Dust2 segue disponível para jogos casuais, competitivos e de mata-mata.
Mudança nas armas
Não foi só no Grupo Ativo que a Valve mexeu. Além da troca de mapas, a publisher também fez mudança em duas das armas mais importantes do jogo.
A M4A1-S, que tem dominado as escolhas de CT, teve seu modificador de dano a distância reduzido de 0.99 para 0.94. A AWP, por sua vez, teve sua capacidade de munição cortada pela metade, caindo de 10 para 5.