ESIC retira suspensão provisória de zakk
Rafael "zakk" Fernandes está livre para voltar a atuar como treinador. Fora do PGL Major Antwerp após ser suspenso provisoriamente pela Esports Integrity Comission (ESIC), o brasileiro teve sua punição temporária retirada e, inclusive, já está comandando o time na Roobet Cup.
A informação foi confirmada pela ESIC ao site Dexerto. De acordo com a entidade, responsável por regular algumas das principais competições do cenário, a suspensão foi retirada após a "recepção de informações adicionais" vindas do próprio zakk.
Tais informações levaram o comissário Ian Smith a "ver que uma suspensão provisória não é mais necessária até que a ESIC tenha uma determinação final". A entidade ressaltou que essa decisão final será tomada em breve.
zakk foi suspenso após ser identificado na variação "Static Spectator Bug" do bug do coach. O treinador esteve no bug em duas oportunidades. Uma por "meio" round durante o confronto entre 9z e River Plate pela Aorus League 2020 #3 Southern Cone em agosto de 2020, e outro por um round durante Luminosity e eUnited pela seletiva americana da ESL One Cologne em maio de 2018.
Com a retirada da punição de zakk, Sergey "hally" Shavayev permanece como o único dos treinadores suspensos às vésperas do major que ainda não está liberado pela ESIC. Mais cedo em junho, Luis "peacemaker" Tadeu também obteve sucesso em sua defesa contra a acusação de cheat.