9z diz que procedimento da ESIC "mancha a honra do esporte"
A 9z se pronunciou sobre a punição temporária que a Esports Integrity Comission (ESIC) aplicou ao treinador Rafael "zakk" Fernandes por utilizar do bug do coach. A organização disse que vai dar continuidade a um processo formal contra a ESIC para "lutar pelos direitos do treinador em um processo justo, em igualdade de condições e que respeite suas garantias jurídicas".
O comunicado foi publicado nesta sexta-feira, horas depois da ESIC publicar a punição a zakk e a Luis "peacemaker" Tadeu, treinador da Imperial. Ambos coachs vão ficar de fora da disputa do PGL Major Antwerp por conta da sanção.
A 9z escreveu que a punição, divulgada três dias antes do início do major, é injusta e arbitrária e priva o direito de defesa, direito a um julgamento justo e, principalmente, o direito da inocência até que se prove o contrário. A organização também declarou que este tipo de procedimento mancha a honra do esporte e prejudicam a igualdade competitiva.
Tanto a Imperial quanto a 9z ainda não se pronunciaram sobre a punição. Além do major, peacemaker e zakk estão suspensos temporariamente de participarem de torneios de organizadoras parceiras da ESIC.