PGL confirma peacemaker e zakk fora do Major
Após a Esports Integrity Comission (ESIC) comunicar as punições à Luis "peacemaker" Tadeu, Rafael "zakk" Fernandes e Sergey "hally" Shavayev (Team Spirit) por explorarem o "bug do coach", a PGL informou nesta sexta-feira que o trio está fora do PGL Major Antwerp 2022.
A organizadora do primeiro mundial da temporada disse, no Twitter, que, "como resultado das investigações da ESIC, peacemaker, hally e zakk foram banidos do PGL Major Antwerp 2022".
As punições aplicadas aos treinadores não surpreende a comunidade visto que Spirit e 9z já haviam comunicado que os respectivos treinadores foram suspensos do Major. A única equipe que ainda não se pronunciou foi a Imperial, bem como peacemaker.
Em comunicado, a ESIC não especificou quanto tempo durará a punição de cada um já que eles vão ter a chance de responder às acusações antes de uma pena definitiva. Além disso, a comissão afirmou que não tem jurisdição sob competições da Valve e da PGL, por tanto não pode diretamente impedir a participação do trio no Major - o que acabou acontecendo após decisão da própria organizadora do campeonato.
A ESIC informou que peacemaker foi pego explorando a variante "Free-Roam Spectator Bug", enquanto zakk explorou o "Static Spectator Bug", quando o treinador ficava estático num ponto do mapa.
O bug explorado pelo treinador da Imperial aconteceu por um round em 2018, num duelo entre a Heroic, treinada por peacemaker, e a Imperial (europeia, não a atual equipe do brasileiro) pela ECS Season 5 European Challenger Cup. Assista:
Em relação a zakk, o comandante da 9z caiu no bug em duas oportunidades. Uma por "meio" round durante o confronto entre 9z e River Plate pela Aorus League 2020 #3 Southern Cone em agosto de 2020. O outro por um round durante Luminosity e eUnited pela seletiva americana da ESL One Cologne em maio de 2018. Assista:
É importante ressaltar que as punições foram divulgadas um dia após a data limite para inscrições no Major. Contudo, a PGL não informou se abrirá exceções para que as equipes registrem outros treinadores.
O PGL Major Antwerp começará em 9 de maio, disputado na Bélgica por 24 equipes. A premiação total é de US$ 1 milhão (pouco mais de R$ 4,9 milhões na cotação atual). FURIA (Legends), Imperial e MIBR (Challengers) são os times que vão representar o Brasil.