Valve reforça proibição de anúncios forçados em jogos na Steam

Plataforma reforça regras que impedem jogos de utilizarem publicidades intrusivas

Atualizando as diretrizes para os desenvolvedores, a Valve reforçou que os jogos cujo modelos de negócios são baseados em publicidade são proibidos na Steam. A regra impede que games que obrigam o jogador a assistir anúncios para desbloquear conteúdos ou progredir na campanha ganhe espaço na plataforma.

Antes da mudança, a regra aparecia na página de precificação da Steam. Agora, ganhou um espaço dedicado dentro da documentação pública do Steamworks, tornando a restrição mais visível e de fácil acesso para os desenvolvedores.

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A principal mudança está na forma como a Valve apresenta a proibição, deixando claro que qualquer jogo que dependa de publicidade para gerar receita não será permitido na plataforma. Entre as restrições destacadas estão:

  • Jogos não podem exigir que os jogadores assistam ou interajam com anúncios para jogar ou desbloquear recursos.

  • Não é permitido oferecer recompensas para quem assistir a propagandas dentro do jogo.

  • Desenvolvedores não podem cobrar outros estúdios pelo acesso a recursos do - - Steam, como páginas de promoção, bundles e páginas de franquia.

A mudança se soma a uma série de atualizações nas regras da loja, como a proibição de tecnologias blockchain para emissão ou troca de criptomoedas e NFTs, implementada em 2021.

Apesar da restrição, a Valve não baniu a publicidade de forma geral. Modelos comuns de marketing dentro dos jogos continuam permitidos, como colocações de produtos do mundo real, promoções cruzadas entre jogos e anúncios pagos fora da plataforma Steam.

A proibição se aplica, principalmente, aos formatos intrusivos que são comuns em jogos mobile. O objetivo da Valve é impedir que títulos no Steam forcem o jogador a assistir anúncios como parte da experiência, algo que já se tornou uma prática padrão em dispositivos móveis.

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