Duas equipes deixam torneio que perdeu status da Valve
O YaLLa Compass Winter perdeu seus status de evento ranqueado pela Valve, e por dois times desistiram do campeonato. Monte e ECSTATIC anunciaram que não vão mais disputar o campeonato.
"Nós decidimos desistir do Yalla Compass 2025 Winter Contender devido a sua mudança de status de ranked para unranked. Além disso, a Yalla atualizou suas regras de classificação, fazendo com que não seja mais possível se classificar para o closed qualifier pelo campeonato Yalla Winter. Como o calendário do Tier 2 está cheio, nossa nova equipe quer manter o foco em eventos ranqueados para ganhar pontos valiosos do VRS, e também em treinos intensos para alcançar os objetivos que colocamos e o nível de performance esperado de nós", disse a Monte em suas redes sociais.
"Nós acreditamos que o atual sistema competitivo deveria ser mais transparente e acessivel. Existe uma falta de clareza no em campeaontos do Tier 2, como SkyEsports Souvenir, Frost and Fire, CCT 16 e Yalla Compass. Esperamos que haja uma melhora nisso, para assegurar um ambiente competitivo justo e estruturado para todos os times', finalizou.
A desistência da ECSTATIC do campeonato foi divulgada pela Dust2.dk.
O motivo dos times terem desistido do campeonato foi a sua perda de status de torneio ranqueado pela Valve. Isso aconteceu pois a organizadora não seguiu as novas regras da Valve.
De acordo com a HLTV, o torneio perdeu o status pois foi descoberto que a Yalla definiu o campeonato como open qualifier, e ignorou alguns times que deveriam ter sido convidados de acordo com o ranking alegando que usaram critérios de filtragem específicos, o que é contra as regras da Valve.
O YaLLa Compass Winter Contenders seguirá como unranked, mas a organizadora mudou seu critério de convites, ficando de acordo com as regras da Valve e assim os próximos campeonatos sejam ranqueados.