Atual edição do CCT deixa de ser evento ranqueado
Um dos principais campeonatos do cenário sul-americano, o CCT passa por problemas. A atual edição da competição, a 6ª etapa da 2ª temporada, perdeu o status de evento ranqueado para o Valve Regional Standing (VRS) após descumprir regras sobre convites.
A decisão foi tomada pela própria Valve. A organizadora pediu ao site HLTV*, que fornece a base de dados usada pela desenvolvedora para definir o ranking, que as atuais edições da América do Sul, da Europa e da América do Norte fossem marcadas como eventos unranked - que não valem pontos para o VRS.
O pedido veio após a própria HLTV levar questionamentos à Valve sobre o não cumprimento de regras da GRID, organizadora do CCT, nos convites de times participantes das atuais edições do campeonato.
De acordo com a reportagem da HLTV, várias equipes foram ignoradas na hora da seleção dos participantes. Essas equipes são apontadas como parte de uma lista de times e jogadores que não podem participar de eventos da GRID por supostos problemas em relação à combinação de resultados. Essa lista, porém, não é pública e nem auditada por um órgão externo.
Em contato com à HLTV, a Valve disse que o CCT precisa ser mais transparente com a exclusão de times para retomar o status ranked.
Na edição sul-americana do CCT há também uma outra violação das regras, com a Atrix usando uma escalação que não conta com ao menos três jogadoras do time base do ranking do dia 29 de dezembro. No duelo diante da Tropa do TACO, o time tinha apenas Amanda "s1non" Paulino e Mariana "LyttleZ" Sabia das cinco jogadoras originalmente convidadas. Para a segunda partida, que está sendo disputada neste sábado, o time já conta com a base convidada.
O uso da edição do ranking do dia 29 de dezembro também fere as regras da Valve, já que essa é uma versão "live" - apenas para referência -, e não "invitation" - que deve ser usada para convites em eventos.
Os problemas no CCT escancaram um começo de ano de erros na adaptação das novas regras da Valve. A reportagem da HLTV também traz que as seletivas do YaLLa Compass tem problemas em relação aos convites e foram marcadas como unranked. Mais cedo na semana, a Dust2 Brasil revelou que as edições da Frost and Fire na Europa e na América do Sul contaram pontos para o VRS mesmo não seguindo as determinações da Valve.
(Nota do editor: a Dust2 Brasil é um produto da HLTV. Ambos são de propriedade da Better Collective).