Treinadores mais longevos do RMR, rikz e chucky explicam trabalhos duradouros
Manter-se no comando de uma equipe de Counter-Strike por muito tempo não é uma tarefa fácil, mas o Americas RMR do Perfect World Shanghai Major tem dois exemplos de trabalhos duradouros: Henrique "rikz" Wakku, prestes a completar três anos na paiN, e Olavio "chucky" Napoleão, que está há mais de três no comando da escalação que hoje defende a Legacy.
Para rikz, que começou como assistente técnico e logo assumiu o lugar que era de Bruno "ellllll" Ono, hoje diretor da organização, não há muito segredo. Para ter um trabalho longevo, o treinador tem que vencer.
"Como a gente vem fazendo um bom trabalho durante esses três anos, acredito que seja isso (que faz o trabalho continuar). A gente vem tendo bons resultados e acho que está bom para todo mundo", destacou o treinador em entrevista à Dust2 Brasil direto de Xangai, na China.
chucky, por sua vez, coloca o ambiente e a paixão pelo jogo como diferenciais.
"Eu acho que você tem que gostar do que você faz, do jogo e principalmente das pessoas com quem você trabalha. Para mim, o segredo é esse", disse.
A filosofia compartilhada pelo treinador e pelos companheiros de trabalho - alguns com os quais ele trabalhou em GODSENT, 00NATION e Legacy -, também é outro chamariz para chucky.
"É esse clima que a gente tem, tratando-se uns com os outros, essa busca por estar sempre melhorando, independente dos resultados, sempre buscar ser um pouquinho melhor tanto dentro do servidor como fora. E é isso que me alegra de trabalhar com eles", destacou.
rikz também destacou a harmonia com os demais membros da organização, mas as conquistas também pesam. A paiN alcançou títulos como o da ESL Challenger Melbourne e do GET Rio, mas, principalmente, virou figurinha carimbada nas principais competições internacionais e nos ranques.
"Se eu não tivesse desempenho, acho que nem eu gostaria de ficar também, porque é chato, né? Acho que você tá aqui pra performar é um jogo de alto nível, os jogadores também estão aqui pra performar, se eles não performam, eles também são cobrados por isso, então eu tenho que ser cobrado da mesma forma", completou.
Data que os treinadores entraram em seus times atuais
chucky: Janeiro de 2021
rikz - Novembro de 2021
T.c: Janeiro de 2022
tge: Junho de 2022
zakk: Janeiro de 2023
zote: Fevereiro de 2023
dephh: Julho de 2023
betinho: Julho de 2023
Faraó: Novembro de 2023
adreN: Janeiro de 2024
nak: Abril de 2024
yel: Junho de 2024
sidde: Julho de 2024
mithR: Julho de 2024
vinS: Julho de 2024
Warden: Julho de 2024
Outro fator para a estabilidade é a evolução da estrutura das grandes organizações. Antes um "faz tudo", os treinadores das grandes equipes hoje tem muito mais apoio, seja com analistas para a parte dentro do servidor quanto para managers para questões logísticas.
"Antigamente, você tinha que tomar conta de muitas coisas, que hoje em dia você tem manager para fazer, você tem um staff por trás. Hoje eu me sinto muito melhor pra só focar no meu trabalho e fazer o que eu gosto de fazer ,e o que eu acho que faço de melhor, que é treinar e melhorar o time", concluiu rikz.
"Eu estou sempre tentando buscar melhorar dentro da minha função. E enquanto eu vejo que o pessoal que trabalha comigo tem essa mesma mentalidade, eu não vejo por que se separar. Se todo mundo quer crescer, a gente vai continuar junto e tentando dar o nosso melhor sempre", finalizou chucky.