ohnePixel, treinador da DRILLAS, durante o Asia-Pacific RMR do Perfect World Shanghai Major

Streamer-treinador, ohnePixel comemora vitória no RMR: "Absolutamente incrível"

Criador de conteúdo venceu seu primeiro jogo no comando da DRILLAS

Um dos principais streamers de Counter-Strike, Mark "ohnePixel" Zimmermann está vivendo uma aventura diferente no Perfect World Shanghai Major Asia-Pacific RMR. Patrocinando a DRILLAS, um dos times na disputa, o criador de conteúdo alemão foi inscrito como treinador e ficou atrás da equipe pela primeira vez na vitória contra a Lynn Vision na primeira rodada.

"Loucura. Agora já se passaram cinco minutos, mas imediatamente após (a partida) a frequência cardíaca estava super alta", disse o streamer, visivelmente agitado, em entrevista à Dust2 Brasil direto de Xangai, na China.

"Uma coisa que percebi é que, quando você assiste a stream, (o jogo) parece algo diferente, é muito produzido. Mas, quando você está ali (na sala) com os meninos, é só o jogo que você conhece e você não sente que é algo importante. Aí você vê a reação dos jogadores e entende do que se trata", explicou.

ohnePixel não está lá para fazer um trabalho tático ou motivacional, mas viveu a experiência intensamente e não esconde o frisson de vivenciar o jogo tão de perto. Ele teve de se atentar ao livro de regras para não tomar punições.

"Dizia que não podia tocar nos jogadores, e, é claro, não falar com eles. Se você fizer uma vez, toma uma advertência e, se fizer duas, não pode ficar lá mais", explicou.

Para ajudar o time, ohnePixel contou com dicas de quem sabe do assunto. O streamer pediu uma mãozinha de Justinas "jL" Lekavicius, campeão e MVP do último Major com a NAVI.

"Perguntei para o jL antes do jogo se ele tinha algumas palavras porque, claro, eles o respeitam. Ele respondeu com dois pontos, não vou revelá-los aqui, mas nós passamos por esses pontos e nos certificamos que todos estavam no clima", revelou.

"Durante as pausas, tentei lembrá-los do que o jL tinha falado, além de acalmar a todos porque, às vezes, a comunicação fica silenciosa. Só uma pausa rápida, se certificar que todos estão focados, fácil, todos se lembram do que está em jogo", completou.

Com a vitória, a DRILLAS só precisa de mais um triunfo para se garantir no Major. O adversário é a TheMongolz, grande favorita do RMR asiático. ohne quer a vaga, mas já está realizado com a experiência que teve nos últimos dias.

"Vamos comemorar a vitória, mas o trabalho ainda não foi feito. Não estou dizendo que vamos nos classificar, o que acontecer, aconteceu, eu já ganhei tanto (de estar aqui como treinador). Claro, eu quero ver eles se classificaram, mas para mim, pessoalmente, já foi uma experiência que valeu a pena. Foi absolutamente incrível", cravou.

Estresse e polêmica

A DRILLAS não é exatamente uma organização, é uma junção do desejo do streamer de apoiar uma equipe e a necessidade da escalação liderada por Volodymyr "Woro2k" Veletnjuk de ter um suporte. ohnePixel, que se afastou das streams nos últimos meses para tratar de um burnout e também auxiliar o time, disse que quer seguir envolvido no cenário competitivo, mas de uma forma organizada.

"Eu não faria (as coisas) assim novamente porque eu fiquei sem streamar por dois meses. Não quero dizer que (streamar) é o meu trabalho, mas eu faço dinheiro com isso, é minha paixão e eu quero streamar. Se as duas coisas funcionarem juntos, seria perfeito", explicou.

"Mas sim, foi muito estresse de uma vez. Talvez eu devesse ter feito de outra maneira, porque acabou sendo mais do que eu esperava. Claro que aqui na China é a melhor experiência, mas falo de outras coisas em que eu tive de estar presente, um time de gerenciamento poderia ter tomado conta", continuou.

Para além das burocracias, o estresse veio também de polêmicas. Com dois jogadores ucranianos, dois israelenses e um franco-marroquino, a DRILLAS pôde optar por jogar a seletiva do Oriente Médio para o RMR asiático.

Após garantir a classificação, o time tirou o israelense Meytar Amsalem da escalação titular e promoveu o reserva, o kosovar Sener Mahmuti, que fez com que o time ficasse com maioria europeia. Como AMSALEM era considerado o titular no ato da inscrição, a DRILLAS pode seguir no RMR asiático, driblando a regra e gerando muitas críticas.

Em entrevista à HLTV, ohnePixel garantiu que a mudança não foi proposital e se deu por uma questão "que não era possível consertar" e que ele "não poderia falar mais sobre". Após a repercussão das falas, o streamer quis reforçar que não houve polêmica na saída do israelense.

"Quero deixar claro que pode ter parecido que o AMSALEM fez algo louco, mas não. Ele é um cara incrível, não me pediu para fazer isso, mas eu assisti a entrevista e penso que eu poderia ter especificado isso, porque falei que não poderia dizer muito e pareceu que (o que causou a saída dele) foi algo louco, mas não foi. Foram apenas alguns problemas de comunicação, algumas questões, e precisávamos fazer uma mudança rápida. Ele é um cara incrível, está torcendo para gente e sempre estaremos aqui por ele", afirmou.

DRILLAS x g3nerationX?

Para o público brasileiro, fica fácil trazer a comparação da DRILLAS com o g3nerationX, organização que Alexandre "Gaules" Borba comandou em outros tempos da carreira. Gaules recebe pedidos constantes para reativar o time - recentemente, ele respondeu um espectador citou ohnePixel como exemplo que pediu para retomar o time, com o líder da Tribo reforçando que um retorno não está nos seus planos.

Quando questionado sobre um possível embate contra um time de Gaules no futuro, ohnePixel se animou.

"Seria legal, interessante. Espero (que possa acontecer um dia). Tenho que fazer um time permanente, ele tem que fazer um time permanente. Se pudermos jogar contra, claro (que seria legal)".

O alemão aproveitou para encher o companheiro de trabalho brasileiro de elogios.

"O Gaules sempre foi legal comigo. É engraçado, eu conversei com ele duas vezes e foi para pedir coisas. Como o bt e o Liminha sempre estão nos campeonatos fazendo entrevistas, e eu também faço isso com a dona, eu perguntei coisas sobre o microfone que ele usava e ele respondeu instantaneamente. Um cara muito legal. Outras pessoas não responderiam, mas o Gaules sempre respondeu", disse.

"Antes de eu streamar frequentemente, ele me perguntou sobre skins, porque ele é louco por skins. Ele me perguntou sobre quais stickers tinha que comprar ou algo do tipo, acho que eram os da NIP em Katowice (2014)", finalizou.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.