BLAST pede abertura de investigação sobre troca da Astralis
A BLAST anunciou nesta sexta-feira que pediu a abertura de uma investigação formal por parte da Comissão de Integridade nos Esports (ESIC) sobre o pedido polêmico de troca da Astralis rumo à BLAST Fall Final 2024.
"O pedido da Astralis para uma substituição emergencial tem sido uma situação que está crescendo constantemente, com informações conflitantes apresentadas à BLAST. Tivemos o que esperávamos que fossem discussões finais com a Astralis e os representantes do jogador (br0) nos últimos dias para esclarecer a situação, o que resultou em ambas as partes expressando posições diferentes", escreveu a organizadora no X (antigo Twitter).
Por conta dessas informações conflitantes, a organizadora disse que solicitou à ESIC uma investigação formal sobre o pedido emergencial de troca realizado pela Astralis rumo à disputa da BLAST Fall Finals 2024, com a entrada de Casper "cadiaN" Møller no time.
A troca polêmica se deu porque a Astralis pediu para usar cadiaN no lugar de Alexander "br0" Bro, mesmo depois do prazo de definição da lineup ter sido finalizado. A organização dinamarquesa alegou que br0 estava inapto a jogar por questões médicas, e a BLAST autorizou a mudança, e assim a Astralis jogou a competição com cadiaN.
Às vésperas da BLAST Fall Final, somente a Astralis e a Spirit apareceram com seus capitães no media day da competição, com os IGLs de Vitality, Liquid, FaZe, NAVI, Falcons e G2 boicotando o compromisso devido à insatisfação com a troca.
No mesmo dia em que boicotaram o media day, os 7 capitães, inclusive com Leonid "chopper" Vishnyakov, da Spirit, criticaram a decisão da BLAST de autorizar a entrada de cadiaN no lugar de br0 em uma carta aberta.
Com cadiaN, a Astralis teve uma péssima campanha na BLAST Premier Fall Final 2024. O time perdeu na estreia para a Vitality por 2 a 0, com direito a 13-0 no primeiro mapa. Já na lower, a equipe caiu para a Spirit por 2 a 1 e ficou na última colocação ao lado da Falcons.