Grim com a Complexity no play-in da IEM Cologne 2024

Grim comenta fase do NA e vê Snap Tap como "definição literal de cheat"

Jogador também falou da classificação à fase de grupos da IEM Cologne e ambição para ir aos playoffs

O Snap Tap, recurso presente em teclados da linha Huntsman V3 Pro, da Razer, foi polêmica no cenário de CS recentemente, por auxiliar na movimentação ingame. Grim foi um dos jogadores que utilizou o teclado e ativou o recurso. Na entrevista, ele falou da experiência.

"Testei o teclado na BLAST e já mudei para esse campeonato porque não me acostumei. Ele estava fazendo com que eu cometesse erros acidentais de movimentação já que o Snap Tap cancela uma das teclas. Por exemplo, quando você está spammando A e D, você pode parar no meio disso. Mas acredito que algumas pessoas podem se beneficiar disso e usá-lo bem", falou Grim à Dust2 Brasil.

"Acredito que o Snap Tap pode ajudar com que a movimentação seja como no CS:GO, em vez de CS2. Então definitivamente acho isso bom. Porém, pessoalmente, não vou usar. E acho que isso não faz uma grande diferença. Se você já é muito bom no jogo e seus jiggles já são bons, você não precisa de um teclado para corrigir isso, mas certamente ajuda."

Questionado se acredita que o recurso deveria ser proibido nos campeonatos, Grim diz que sim, mas deixou para que as organizadoras dos torneios decidam sobre.

"Na minha opinião, devia ser banido porque é literalmente definido como um cheat, já que é um hardware fazendo algo que você não pode fazer sozinho. Então, vendo assim, deveria ser banido."

"No entanto, não é uma grande diferença que está fazendo com que todo mundo troque para o teclado instantaneamente. Se fosse algo melhor, devia ser banido. Mas agora… acho que temos que deixar isso para as organizadoras dos campeonatos e ver o que elas falam sobre", finalizou Grim.

Complexity avança na IEM Cologne

Dos três times que já se classificaram à fase de grupos da IEM Cologne, dois representam a América do Norte no ranking da Valve: Complexity e Liquid, dupla que está entre as confirmadas para o RMR Americas do próximo Major. Michael "Grim" Wince, da coL, acredita que a região não tem recebido o crédito que merece.

"M80 é um ótimo time, a Liquid está indo bem de novo, assim como nós. A Nouns também está muito boa. Acredito que as pessoas não dão tanto crédito à América do Norte como deveriam. Nossos times que estão jogando a ECL são muito bons, como a Wildcard, Nouns e M80. Então, visando o RMR, será uma competição difícil, acho que times brasileiros como a RED com o novo time com HEN1 também pode surpreender", falou.

Embora a Complexity tenha chegado à fase de grupos da IEM Cologne 2024, esta é só a primeira etapa de um objetivo maior da equipe, que é chegar aos playoffs. Para isso, Grim sabe o que o time precisa melhorar.

"Demos um grande passo na direção certa. Foi muito bom conseguir fechar e vencer um jogo tão caótico como esse, porque normalmente nós entregamos estas partidas. Espero que possamos crescer, evoluir e chegar aos playoffs."

"Para chegarmos aos playoffs, precisamos continuar fazendo o que estamos atualmente e trabalhar ainda mais duro. Neste evento estamos fazendo um ótimo trabalho revendo literalmente tudo, todo mundo está revendo os erros. No final do dia isso é muito importante porque nossos erros são baseados no individual", seguiu Grim.

No tempo em que está com a Complexity, a equipe já teve altos e baixos. Com isso, Grim foi um dos jogadores que já foi alvo de críticas por parte da comunidade, e ele contou como lida com isso.
"Como um jogador, a melhor coisa para fazer é tapar todo esse barulho. Você não quer que isso incomode você porque você lê muitos comentários sobre ti, sua performance, e isso eventualmente vai entrar na sua cabeça durante o jogo. Nos momentos chaves, você pode não estar tão confiante."

"A coisa mais importante para alguém no nível profissional é se importar somente com o que seus companheiros de equipe têm para dizer. As pessoas assistindo não entendem realmente o jogo, o mais alto nível, as situações que você está e toma uma decisão. Críticas válidas são sempre bem vindas, mas as ruins você meio que quer ignorar", seguiu Grim.

A Dust2 Brasil está cobrindo o evento em parceria com a BC.GAME

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.