Coach ou jogador? A transição de carreira no CS
Mudar de profissão é algo rotineiro e não seria diferença no Counter-Strike. Tem jogador que se torna coach antes ou ao aposentar e até mesmo treinador que volta a atuar profissional. Foi o que fizeram os brasileiros John "lineko" Lineck e Raul "r4ul" Bruzaca, ainda em 2023.
O primeiro fez as duas mudanças na carreira, em 2023, e em entrevista à Dust2 Brasil revelou que a chegada do CS2 e o atual meta da nova versão foram determinantes para quere voltar a jogar: "Me vejo totalmente dentro do que o CS2 está sendo pedido, por sempre ter sido um jogador agressivo, que anda para frente e faz as coisas acontecerem. O jogo está pedindo isso e eu estava com vontade de voltar a jogar. Então, uniu as duas coisas".
Já r4ul pendurou o mouse e pegou a prancheta para inicialmente se tornar analista e depois, mais experiente atuar como coach. "Quando eu ainda estava jogando estava percebendo que tinha mais vontade de estudar o jogo, fazer a parte tática do que jogar em si. Eu estava focando muito mais na parte de ver demo, aprender coisas novas, fazer review do que entrar no servidor para jogar", explicou.
Para essa nova jornada como jogador lineko afirmou que trará da experiência como analista, coach e assistant coach da ODDIK a habilidade de lidar com as pessoas. "A minha passagem por lá me fez aprender a conversar e entender cada um dos jogadores, o que é muito importante dentro de um time. Aprendi a tratar a tratar cada jogador individualmente e isso vai me ajudar a fazer as coisas acontecerem como jogador e líder", disse.
E o que r4ul levará do período competindo para o novo desafio como analista? "A noção de saber o que é necessário passar para os jogadores. Eu joguei muito tempo e, pela minha experiência, quando eu for conversar com algum player eu já vou saber o que ele estará pensando. Vou saber conversar e passar a minha visão de forma mais clara porque sinto que sei o que o que o jogador precisa para performar o máximo possível para ele só pensar em jogar".
De volta ao servidor, lineko disputará as seletivas do PGL CS2 Major Copenhagen. O jogador faz parte do "mix" SURPRESA junto de Victor "vLa" Amaro e Felipe Ricioli, com os quais trabalhou na época de ODDIK, além de Mateus "supLexN1" Miranda e Marcello "MaLLby" Czarneski. E o objetivo nesse retorno é claro: "Estou 100% focado e dedicando meu tempo para me tornar um dos melhores do Brasil".
r4ul, por outro lado, ainda não fechou com nenhum time, mas garantiu a reportagem que tem propostas na mesa e está analisando-as. "Quero que em todos os campeonatos o time que eu tiver seja competitivo, joguemos para ganhar e que sejamos favoritos ao título", disse ao ser questionado sobre o objetivo que tem na nova carreira.