Sete times sul-americanos irão à seletiva presencial

América do Sul terá menos vagas no RMR; entenda

Times brasileiros terão uma vaga a menos que norte-americanos

Ao contrário do que se esperava, o closed qualifier sul-americano vai classificar sete times para o RMR Americas, um a menos que a América do Norte. A informação consta no livro de regras da seletiva fechada do primeiro Major de CS2.

A Dust2 Brasil procurou a PGL para confirmar o motivo da mudança, mas ainda não recebeu resposta. Quando fizer, o texto será atualizado.

Uma possível explicação está no Major Supplemental Rulebook, livro de regras que rege as competições oficiais da Valve. No documento, que está anexado ao livro de regras do closed qualifier, a publisher explica que, quando não é possível dividir as vagas no RMR de forma igualitária, a subregião com time de maior posição no Regional Ranking disputando uma seletiva é beneficiada e fica com a vaga disponível.

Atualmente, a FURIA lidera o ranking, mas como já está garantida no RMR pelo resultado no último Major, a Complexity, que é a segunda colocada, carrega a vaga para sua seletiva, a da América do Norte.

Trecho do livro de regras que mostra a América do Sul com apenas sete lugares no RMR (Foto: Reprodução/PGL)

O closed SA segue agendado para acontecer entre os dias 19 e 21 de janeiro. MIBR, 9z, paiN, RED, BESTIA, Imperial, Sharks e Fluxo aguardam os oito classificados via open qualifiers, programados para acontecer entre 8 e 11 de janeiro.

O RMR Americas será realizado em Monterrey, no México, entre 1 e 4 de março. Os 5 melhores times vão se classificar para o PGL CS2 Major Copenhagen, o primeiro Major na nova versão do CS. O mundial acontecerá entre 17 e 31 de março, com premiação total de US$ 1,250 milhão (R$ 5,8 milhões).

E antes?

Essa é a segunda vez que o RMR terá uma seletiva fechada. A primeira foi no BLAST.tv Paris Major, que teve a seletiva final com sete times de cada subdivisão da região, já que Liquid e FURIA foram convidadas diretamente para o evento e os convites puderam ser distribuídos de maneira igualitária.

Nos dois mundiais anteriores, não havia seletiva fechada, só aberta. Para o IEM Rio Major, a América do Sul teve 7 vagas e a América do Norte 6, com FURIA, Imperial e Liquid convidadas. Para o PGL Major Antwerp, a América do Sul teve 8 vagas e a América do Norte 7, com a FURIA sendo a única convidada.

Nos Majors anteriores, o método de classificação foi diferente - com ranking do RMR e minors, por exemplo.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.