Veja os melhores momentos do Brasil no CS em 2023
O ano de 2023 não foi muito bom para os times brasileiros, sendo que o único titulo internacional foi conquistado apenas no final do ano. A Dust2 Brasil separou momentos marcantes do Brasil na temporada que se encerra.
Título da FURIA
O auge do Counter-Strike brasileiro em 2023 veio em dezembro, com a FURIA conquistando a Elisa Masters Espoo. Na revanche contra Apeks, a equipe brasileira levou a melhor sobre a europeia na grande final por 3 a 1 e faturou a 1ª LAN internacional na temporada.
Esse foi o segundo campeonato presencial conquistado no ano. O anterior foi a BGS Esports. Esse foi o primeiro título internacional depois de contratar Gabriel "FalleN" Toledo. A conquista rendeu a equipe brasileira o prêmio de US$ 100 mil (R$ 492 mil)
Imperial na BLAST Premier Spring Final
A Imperial se classificou para a BLAST Premier Spring Fina após vencer o
BLAST Premier Spring Showdown 2023 Americas. A equipe brasileira já teria em seu primeiro jogo um grande desafio, enfrentar a recém campeã do Major Vitality.
Antes do jogo, FalleN ainda disse em entrevista a Dust2 Brasil que a equipe francesa era favorita no confronto: "Vai ser um grande jogo, a Vitality é favorita mas temos as nossas oportunidades e algumas coisas preparadas”.
E quando foi hora de jogar, a Imperial contrariou as estatísticas e venceu a Vitality por 2 a 0, com direito a atropelo na Overpass e uma vitória por 16-3. A Vertigo foi mais disputada, mas os brasileiros saíram com a vitória por 16-14.
A Imperial, já classificada para os playoffs, então enfrentou a G2. A equipe brasileira lutou, mas com uma performance espetacular de Nikola "NiKo" Kovač a G2 venceu por 2 a 1. Nas quartas de final a Imperial venceu a Complexity por 2 a 0 sem grandes problemas.
O duelo na semifinal contra a Heroic foi extremamente disputado. A equipe de Casper "cadiaN" Møller venceu o primeiro mapa por 16-13, mas no segundo foi a Imperial quem venceu, desta vez por 16-11. O mapa decisivo foi para o OT, onde a Heroic levou a melhor e venceu por 19-17.
Tour europeu e top 15 do mundo
Outro grande momento do Brasil foi o final de ano do MIBR. A equipe fez um bootcamp na Europa, onde disputou vários torneios.
Durante seu tempo na Europa, o MIBR disputou quatro campeonatos, tendo 61,53% de aproveitamento. A equipe brasileira teve oito vitórias e cinco derrotas nestes campeonatos.
O bom desempenho nos campeonatos europeus rendeu ao MIBR o 15º lugar no ranking mundial da HLTV. Está foi a posição desde que a equipe foi liderada por FalleN.
00Nation varrendo a lower até os playoffs
Na ESL Pro Leaue Season 17 a 00Nation (atual Legacy) não teve um bom começo. A equipe perdeu seus dois primeiros jogos e caiu para a Last Chance Stage, ainda sonhando com uma classificação para os playoffs.
No Last Chance Stage a equipe brasileira enfrentou primeiro a
Rooster, venendo por 2 a 1. Sem seguida, o time de Marcelo "coldzera" David venceu a Grayhound por 2 a 1.
Por último, a 00Nation teve que enfrentar a NIP, onde também saiu com a vitória por 2 a 1 e conquistou a classificação para os playoffs.