Novo ministro reconhece esports e vai criar diretoria
André Fufuca (PP-MA), novo ministro do esporte reconheceu os esports como esporte e anunciou também a criação de uma secretaria dedicada à pratica. O ministro fez o anuncio em entrevista ao GE.
A opinião do novo ministro difere da antiga ocupante do cargo Ana Moser, que afirmou diversas vezes que não considerava os esports como esporte.
"Tenho uma visão um pouco diferenciada em relação a esse assunto. A gente considera, sim, os esports como um esporte. A gente vê a capacidade e amplitude que ele tem. Você pode ver a quantidade de torneios que tem em território nacional. É impossível fechar os olhos em relação a essa temática e nós iremos, sim, tratar como esportes, como eu acho que deva ser", afirmou o ministro.
Em 2022 o Rio de Janeiro recebeu o IEM Rio Major, e em 2023 a cidade foi anfitriã novamente de um grande evento de Counter-Strike com o IEM Rio 2023. Em 2018 o Brasil foi casa de outro grande evento de CS, a ESL One Belo Horizonte, e em 2016 ocorreu as finais da ESL Pro League S4 em São Paulo.
André Fufuca foi apontado como novo ministro do esporte no dia 6 de setembro, após Ana Moser ser demitida. Fufuca, de 33 anos, entrou na política em 2010 e está em seu terceiro mandato como deputado federal do Maranhão, tendo sido deputado estadual anteriormente.