Público acompanhando as finais da EPL Season 17

País-sede da EPL tem incentivo do governo para esports

Malta tem própria federação de esports, mas ainda não reconhece modalidade como esporte

A relevância que Malta vem tendo nos esports eletrônicos nos últimos anos é fruto do apoio governamental ao setor, mesmo ainda não reconhecendo os esports como esporte. Os incentivos são feitos principalmente pela GamingMalta, organização sem fins lucrativos co-fundada pelo governo maltense junto da Malta Gaming Authority (MGA), entidade que regulamenta jogos de azar no país.

GamingMalta tem dois objetivos: ajudar no crescimento do setor gamer no país e fazer com que Malta se torne cada vez mais destino nos esportes eletrônicos para jogadores, equipes e organizadoras de campeonatos, como a ESL, com a qual tem acordo até 2024.

Malta vem sediando edições da ESL Pro League desde meados de 2022 e também foi casa do CCT Central Europe Finals no início deste ano. O governo maltense, com GamingMalta e VisitMalta, patrocinou campeonatos como Malta Vibes Knockout Series e European Development Championship.

Mas o apoio governamental em Malta não é só via GamingMalta. O país também possui um próprio conselho que discute e busca soluções para o crescimento do setor gamer em Malta. O iGaming Council é formado pelo governo maltense, MGA e empresas locais. O país-sede da EPL também tem a própria federação de esports.

A ESL Pro League Season 18 começará a ser disputada em 30 de agosto e vai até 1 de outubro, com premiação de R$ 850 mil (R$ 4,16 milhões). Vão representar a América do Sul a 9z, FURIA, Imperial e MIBR. Veja os confrontos brasileiros no guia da Dust2 Brasil.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.