Bons resultados da Case vieram antes do esperado, garantem zmb e betinho
Leonardo "zmb" Toledo e Pedro "betinho" Umberto, IGL e treinador da Case Esports, respectivamente, afirmaram que os bons resultados da nova lineup da equipe vieram antes do esperado. Em entrevista exclusiva à Dust2 Brasil a dupla disse que haviam traçado um prazo de pelo menos três meses para o time encaixar, mas que isso aconteceu com menos de um mês de time.
"Acho que tivemos bons resultados em tão pouco tempo porque os meninos souberam aceitar nossas ideias. Nosso jogo é um pouco mais rápido, tem mais personalidade, e isso é uma coisa que se alguém não aceitar o time não vai dar certo. Tínhamos traçado algumas metas e colocado um prazo de três meses para começar a ter resultados bons, mas se já começou assim daqui para frente é só sucesso", disse betinho.
A nova lineup da Case é uma mescla entre jogadores jovens e alguns mais experientes. De acordo com betinho, essa é a chave para o sucesso.
"Tudo depende de como as pessoas aceitam as coisas. Quando eu e o zmb chegamos apresentamos o que queríamos fazer e todos foram muito abertos. A idade acaba sendo deixada de lado no CS, é muito mais importante ter maturidade no jogo. O snow é menino muito novo, tem só 16 anos, mas tem mais maturidade do que muito jogador que é mais velho, tanto para decisão no jogo e também para aceitar o que falamos no dia a dia. Acho que a mescla (de jogadores mais jovens e mais velhos) é o ideal. Ter jogadores experientes junto com as joias brutas é o caminho para o sucesso. Acho que soubemos mesclar bem e até agora estamos tendo resultados melhor do que o esperado", afirmou o coach.
zmb é o novo capitão da equipe, e depois de três anos liderando a FURIA Academy, o IGL contou como é guiar jogadores mais velhos.
"É mais fácil (liderar jogadores mais velhos). Estou tendo essa experiência com eles de já chegar e parece que já os conheço a muito tempo, é muito fácil trabalhar com eles. Eles são muito abertos as coisas, como eles também têm mais experiência eles conseguem me ajudar também. Acho mais fácil trabalhar com eles exatamente por serem mais velhos, às vezes temos a impressão de que quem é mais velho não aceita as ideias dos outros mas é pelo contrário. Chegamos aqui e o time estava em uma má fase e eles estavam muito abertos a mudanças, aceitaram as coisas e os resultados até agora estão sendo muito bons, e mais rápido do que esperávamos", disse zmb.
A Case conta com uma dupla jovem, João "snow" Vinicius, 16, e Luiz "souz4h" de Souza, 18. Para zmb, administrar os mais jovens não é novidade, mas trabalhar com jogadores mais experientes, como Rodrigo "RCF" Figueiredo e Yan "yepz" Pedretti, está sendo uma oportunidade de aprendizado.
"Eu joguei na FURIA Academy então eu sempre joguei com jogadores mais jovens, fiz isso por um bom tempo e tive essa experiência para trazer para o time. Com o snow e o souz4h eu já estou um pouco mais acostumado, os jogadores mais novos têm suas semelhanças. Jogar com o RCF e o yepz que são um pouco mais velhos tem sido muito diferente para mim porque eles sabem muito do jogo, estou aprendendo muito com eles", afirmou.
Dois anos sem treinador
Após dois anos sem um treinador, betinho foi o escolhido pela organização para preencher a função. O coach afirmou que contratar um treinador foi a escolha certa.
"Era o caminho mais certo a se fazer pelo lado da organização, acho que eles até demoraram um pouco para ter esse processo, mas também entendo os motivos deles. Para mim é uma honra estar na Case, poder voltar a trabalhar com o snow e agora estar junto do zmb e os meninos. Para mim foi uma boa oportunidade e está sendo uma experiência incrível"
betinho também destacou a importância da função do coach para equipe, e disse que os jogadores o receberam bem: "Todos sabem o que um coach deve fazer, a ajuda que ele pode trazer para o time. Foi bem tranquilo, o RCF e o yepz apesar de não terem tido um coach recentemente, já trabalharam com treinadores antes e já são mais experientes".
A equipe ficou dois anos sem um treinador e, em entrevista recente, o ex-capitão Lucas "steel" Lopes afirmou que isso se deu parte por desejo da organização e parte por desejo próprio, já que ele não identificou um treinador bom para o time nas janelas que teve, escolha essa questionada por zmb e betinho.
"Eu vi a entrevista e acho que ele até tem seu ponto, acho que ele estava com um pouco de medo de não achar um bom treinador. Até vi que ele falou que talvez ele errou nisso de não ter testado algum treinador. Acho que o treinador tem uma função muito importante porque ele grava os treinos, monta uma planilha com os resultados dos treinos, traz pontos de vista diferentes", afirmou zmb.
"O treinador alivia o trabalho do capitão, divide as funções e as responsabilidades. Acho que foi um erro dele ter tomado essa decisão de não ter nem testado um treinador. No Brasil temos alguns treinadores de grandes nomes como o chucky, o zakk, mas também estão surgindo novos treinadores que ainda não estão tendo chances nos grandes times", continuou o IGL.
A opinião de betinho segue na mesma linha da do seu capitão: "Acho que com um treinador o time teria tido mais sucesso, mas ao mesmo tempo não sabemos os motivos, cada um sabe o que faz. Hoje em dia todos os grandes times tem treinador e analista. Eu e o Leo (zmb) fazemos muitas coisas fora do treino e falamos que precisamos de um analista exatamente para não nos sobrecarregar".
Parceria
A relação de zmb como IGL e de betinho como treinador é de parceria. O capitão disse que os dois fazem um trabalho em dupla em prol da equipe.
"A função do IGL e do coach é muito parecida no CS. É uma coisa que ainda não tem uma divisão do que cada um faz, acaba sendo um trabalho em dupla. Fazemos review, analisamos o time, analisamos os treinos os dois juntos. A parte técnica de filosofia de jogo e dos mapas é uma coisa que combinamos e os dois decidem. Sou um cara que não me importo muito com o estilo de jogo que vamos ter, para mim o que importa é ganhar o round e ver o que dá certo. Se vamos jogar lento ou rápido tanto faz, o betinho também pensa assim. Eu vim da FURIA Academy onde tínhamos um estilo um pouco mais acelerado e é uma coisa que estamos nos acostumando aqui com a galera e o betinho".
Amizade desde o level 15
A escolha do souz4h como quinto jogador da equipe foi questionada por alguns, pelo fato do jogador não ser muito conhecido no cenário. zmb contou que já conhece o jovem há muitos anos, mas que não deixou a amizade interferir na decisão de o chamar para o time.
"Conheço o souz4h há mais de cinco anos, quando o conheci ele era nível 15 da GC. Somos muito amigos e eu sempre quis jogar com ele, mas sempre soube separar as coisas, trabalho é uma coisa amizade é outra. Sempre fiquei de olho nele e falava para ele que ele ainda não estava pronto, que ele tinha que ter passagem por alguns times. Agora ele já passou pela Sharks Academy, jogou na Redragon, na paiN Academy e isso foi muito bom para ele se preparar", afirmou.
zmb contou também que percebeu que souz4h estava pronto quando jogou contra o jovem que desempenhou muito bem.
"O que me chamou muita atenção foi quando eu joguei contra ele na semifinal de algum campeonato e ele arrebentou contra a gente, matou uns 70 na série e praticamente colocou a gente no bolso. Tínhamos algumas opções de pessoas mais experientes para colocar no time e eu fui conversando com ele durante todo o processo e depois que testamos ele nos treinos e ele jogou muito bem. Ele está jogando muito bem desde o começo, o que quebra um pouco aquele paradigma de que quando traz um cara novo pro time tem que preparar ele para jogar, mas ele já chegou jogando", finalizou.
yepz desacreditado
yepz já é veterano no cenário, mas vem sendo muito criticado pela comunidade por sempre passar ileso pelas reformulações de elenco da Case. zmb e betinho contaram suas primeiras impressões trabalhando com o jogador e destacaram sua importância no time.
"No primeiro dia de treino já vi que ele tinha uma experiência nas situações de 3x3, 1x2 que hoje quem é amador não vê muito, mas quem é profissional já dá mais valor para esses rounds. O yepz é um cara que estava meio desacreditado e se você ver agora no último CCT ele foi o jogador que mais venceu clutchs, o rating dele está aumentando muito", afirmou zmb.
Para zmb a nova rotina de treino está ajudando o jogador a evoluir: "Ele é um cara sensacional, o jogo dele está melhorando muito. Estamos fazendo uma rotina de treino que também acho que está ajudando muito ele. A influência que ele tem no time é muito importante também. Hoje ele está totalmente diferente do que a galera via antes".
betinho acredita que o grupo forte que construíram neste pouco tempo de treino está ajudando yepz a performar melhor.
"Tem o fator de que o grupo ajuda o indivíduo. Os números do RCF também aumentaram, acho que temos um grupo mais forte e mais estruturado, o que está ajudando os dois a crescer cada vez mais. O yepz também é muito importante para os meninos mais novos, é um cara que está nos surpreendendo cada dia mais", disse o treinador.
Saída da FURIA Academy e RED Canids
Para entrar na Case zmb, deixou a FURIA Academy após três anos com a equipe. O jogador explicou que a decisão não foi fácil, mas que foi a melhor para sua carreira.
"Eu gostava muito da FURIA, de estar ali no ambiente, fiquei muito tempo trabalhando com o msr e foram muitos desafios. Viajamos muito para a Europa, vivemos muitas experiências, cada viagem era uma line nova praticamente. Essa mudança foi um pouco difícil de decidir, mas eu sabia que era o momento certo. Eu estava vendo que os outros jogadores também estavam saindo do time, o kauez já estava saindo, o bruninho, kye e mello com certeza daqui a pouco vão ter propostas também", disse.
"A FURIA Academy é como se fosse uma preparação para um outro time, não é o ponto final que você quer chegar. A função deles é praticamente vender os jogadores, eu sabia que o trabalho que eu estava fazendo ali seria entregue para outra pessoa. O jogador que eu estava ajudando a formar iria para outro time e eu não poderia aproveitar esse trabalho que eu fiz, tinha um prazo de validade. Neste primeiro semestre no Brasil conseguimos ser um dos dez times que mais faturaram, passando até o Fluxo. Eu precisava sair e respirar novos ares, eu me preparei durante muito tempo lá e vi que eu estava preparado para ir para outro time. Era o momento certo para mim e eles também sabiam disso, saí de bem com todos de lá", continuou.
Já betinho disse que planejava continuar na RED Canids, mas que a provável saída de Henrique "t9rnay" Menacho fez com que ele mudasse de ideia.
"Eu ia continuar na RED Canids, eu e o t9rnay iríamos ficar para remontar o time. Quando eu fiquei sabendo que ele também iria sair eu senti que também era a hora certa de sair. Quando recebi a proposta da Case eu não pensei duas vezes, me deram a oportunidade de montar o time que eu pensava", disse.
A certeza de que queria zmb como capitão veio logo após a primeira conversa da dupla.
"Eu estava pensando em alguns nomes para capitão, o quinto player eu só ia decidir depois junto com ele. Um amigo em comum me indicou o zmb e ele tinha bons resultados, sempre foi muito difícil jogar contra ele. Depois da primeira conversa com ele eu já sabia que iria querer trabalhar com ele, as ideias bateram, o jeito que ele falou comigo sobre o jogo, também sobre as questões de respeito entre o time, ser sincero. Gostei muito porque era o jeito que eu pensava também e eu nunca tinha ouvido um capitão falar isso", afirmou betinho.
E a má fase da Case não assustou zmb: "Quando eu vi que o time estava nessa situação eu fiquei mais animado, me deu mais vontade de jogar aqui porque eu vejo como uma oportunidade de levar um time desacreditado ao topo".
Planos para Europa
A Case possui uma centro de treinamento em Madri, na Espanha. A antiga line de CS:GO chegou a ficar instalada lá, mas a decisão recente foi de voltar para o Brasil. betinho afirmou que por enquanto a equipe não planeja voltar à Europa, somente usar as estruturas para bootcamps.
"Por agora não temos planos de mudar para a Europa. Estamos planejando um bootcamp para lá em novembro para conhecer as instalações e jogar algum campeonato que aparecer e treinar. Se não tiver nenhum campeonato no Brasil que vamos jogar, nós queremos ir para lá ficar uns 20 dias ou um mês treinando. Acho que primeiro precisamos ter bons resultados aqui no Brasil, tendo isso temos o aval da organização para ir para lá quando quisermos. Mas antes temos que respeitar o processo, não adianta ir para lá e voltar com o time quebrado, porque sabemos como é a selva europeia", finalizou o treinador.