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Valve determina fim de ligas com parceiros: "CS deve ser esporte aberto"

Mudança no ecossistema entrará em vigor daqui dois anos

O ecossistema competitivo do Counter-Strike mudará radicalmente a partir de 2025. Isso porque, nesta quinta-feira, a Valve anunciou que não aceitará mais ligas com times parceiros. Da metade da década em diante, os convites para os campeonatos de grande escala precisarão utilizar o próprio ranking da desenvolvedora.

"Nos últimos anos vimos o CS profissional se afastar do ideal. O ecossistema tornou-se gradualmente menos aberto, com acesso aos mais altos níveis cada vez mais limitado por relações comerciais. Achamos que o CS deve ser um esporte aberto", disse.

E por considerar o CS um esporte aberto a Valve não quer mais que as organizadoras tenham relações comerciais exclusivas ou conflitos de interesse com as equipes que disputam os campeonatos que organiza.

Além do ranking da Valve, outro método para determinação de participantes de um campeonato são as seletivas abertas. A desenvolvedora afirmou também que qualquer compensação para as participantes deverá ser anunciada publicamente com critérios objetivos.

Como entende que as organizadoras de torneio ainda têm compromissos de longo prazo, a grande mudança só entrará em vigor daqui dois anos e que o período até lá será de transição, na qual a Valve aparará todas as arestas quanto ao novo ecossistema.

A resposta das organizadoras de campeonato

Líder do ecossistema competitivo do ESL Faceit Group, Ulrich Schulze, revelou que a empresa já está trabalhando para ajustar os próprios eventos. "Mudaremos nosso modelo de compartilhamento de receita para todas as equipes participantes em 2025", afirmou.

A BLAST também se pronunciou após a atualização da Valve se tornar pública. No Twitter, a empresa disse que "a BLAST Premier permanecerá parte integrante tier 1 do CS neste novo ecossistema aberto".

Matéria em atualização

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