Vincent Pereira, o head de esports do COI (Foto: Divulgação/COI)

Diretor do COI diz que FPS nunca fará parte das Olimpíadas

Segundo Vincent Pereira, head de esports do Comitê, jogos de tiro "não promovem valores olimpícos"

Na abertura da Olympic Esports Week, que será realizada de 22 a 25 de junho em Singapura, o head de esports do Comitê Olímpico Internacional (COI), Vincent Pereira, deixou claro em entrevista à agência AFP que os jogos de FPS nunca farão parte das Olimpíadas.

"Para nós existe uma limitação clara de que o FPS nunca será integrado às nossas competições. Podemos entender que a percepção pode ser diferente, mas não podemos ter esses jogos promovendo os valores olímpicos", afirmou Pereira.

As modalidades que serão disputadas na Olympic Esports Week foram apresentadas no início de março, contando com muitos jogos desconhecidos. O grande destaque ficou para o Just Dance, no qual o Brasil venceu o primeiro mundial do jogo. Entre os títulos selecionados, simuladores de modalidades tradicionais que envolvem ou não alguma atividade física.

Contudo, uma adição foi feita no início do mês passado, quando o COI anunciou que o "tiro esportivo" seria disputado no Fortnite, mas não no modo mundialmente conhecido, que é o battle royale. O Comitê explicou que o campeonato não nenhum tipo de patrocínio da Epic Games, a desenvolvedora do jogo, e que o torneio contará com a presença de doze jogadores do Fortnite Champion Series. A competição será disputada em uma Fortnite Creative Island "especialmente projetada para refletir a competição de tiro esportivo" e que "colocará à prova a precisão da mira dos atirados".

Questionado sobre a possibilidade do Olympic Esports Week contar com modalidades tradicionais dos esports, Vincent Pereira respondeu que "atualmente discussão sobre a integração dos esports tradicionais no programa olímpico. Hoje não estamos nessa fase, não estamos pensando nisso".

O Olympic Esports Series é o segundo evento de esports organizado pelo COI. Trata-se de uma "evolução" do Olympic Virtual Series, que aconteceu em 2021, durante a pandemia causada pelo Covid-19 e que contou com algumas modalidades que estarão presentes no evento de junho, como Zwift, Virtual Regatta e Gran Turismo.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.