Ministra diz que grupo interministerial será criado para debater esports
Nesta terça-feira, a ministra do esporte, Ana Moser, participou de uma audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), no Senado. A ministra voltou a falar sobre os esportes eletrônicos, desta vez afirmando que um grupo vai ser criado para debater o assunto.
Os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e Wellington Fagundes (PL-MT) perguntaram a ministra qual era a sua posição sobre a classificação dos esports e o enquadramento dos praticantes da atividade como atletas.
A ministra respondeu que o poder público nunca definiu o tema e afirmou que o atual governo também não tem um posicionamento oficial sobre o assunto, mas que um grupo interministerial será criado para debater o assunto.
“Com relação ao esporte eletrônico, o governo vai criar um grupo interministerial para tratar desta questão. O governo ainda não tem uma posição sobre isso. Historicamente o ministério não aprovou o esport como esporte, isso já tramitou dentro do conselho nacional do esporte alguns anos atrás . Esse governo não tem uma posição definida ainda, temos que debater se é esporte, se é cultura, se é ciência e tecnologia, se é turismo. Todas as relações dos esportes eletrônicos precisam ser regulamentadas e organizadas porque é um fenômeno inegável, em termos econômicos inclusive. Ele precisa ser definido e a proposta do governo é esse grupo interministerial que não está criado ainda” disse Ana Moser.
Posição da ministra sobre esports
Em janeiro a ministra Ana Moser já havia falado sobre os esports, afirmando que não eram esporte e que o governo não iria investir na área . Em março, a ministra voltou a falar sobre o assunto e reafirmou sua posição de que os esportes não eram esporte, pois de acordo com ela, esporte é movimento.