Conflito de datas do CCT já causou 13 W.Os
Bastante comemorado quando anunciado, por contemplar a América do Sul com a promessa de LANs e vagas em uma etapa mundial, o CCT Series vem dando dor de cabeça às equipes da região por conflitos com outros campeonatos, levando times a abrirem mão de um torneio para jogar o outro.
Um levantamento da Dust2 Brasil mostra que todas as edições do CCT South America tiveram pelo menos um W.O porque participantes precisaram abrir mão do Champion of Champions Tour por ter outro compromisso conflitando. Ainda existiram momentos que times desistiram de campeonatos para competir no CCT - no total, são 13 desistências ligadas à competição.
As segunda e terceira edições foram as que mais tiveram W.O porque o CCT conflitava com outro campeonato. O Series #2 teve três resultados do tipo, enquanto o Series #3 também teve três, fora um episódio em que um participante do CCT teve que abrir mão de outra competição por conta do Champion of Champions Tour.
A atual edição, o Series #5, já teve dois W.O por conflito de horário com outros campeonatos e outros dois episódios que integrantes do CCT acabaram eliminados de outras competições porque estavam jogando o Champion of Champions Tour no momento dos compromissos.
Os W.O por conflitos de horário nos CCT
-
CCT SA #1 - Corinthians perdeu para Meta nos playoffs para focar no 2º open qualify para o IEM Rio Major 2022
-
CCT SA #2 - Paquetá perdeu para APE na fase de grupos para focar no closed qualify para ESL Challenger Rotterdam
-
CCT SA #2 - Furious perdeu para FUSION na fase de grupos para focar no FiReLEAGUE Latin Power Fall 2022
-
CCT SA #2 - Team MOB perdeu para o Fluxo nos playoffs para focar na Supercopa de America
-
CCT SA #3 - Ex-Daotsu perdeu para FUSION na fase de grupos para focar no CLUTCH Community
-
CCT SA #3 - Ex-Daotsu perdeu para Los Grandes Academy na fase de grupos para focar no CLUTCH Community
-
CCT SA #3 - Sharks perdeu para Boca Juniors na fase de grupos para focar no qualify para ESL Brasil Premier League Season 13
-
CCT SA #4 - MIBR Academy perdeu para Boca Juniors na fase de grupos para focar na Série B da Gamers Club
-
CCT SA #5 - paiN Academy perdeu para Fuscão 1500 na fase de grupos para focar na FiReLEAGUE Academy
-
CCT SA #5 - ARCTIC perdeu para 9z nos playoffs para focar no 1º open da IEM Dallas
W.O que times tomaram em outros torneios por causa do CCT
-
Fluxo abriu mão de uma série na BPL Season 13 por conta do Series #3
-
Meta foi eliminada no 1º open da IEM Dallas por conta do Series #5
-
Sharks foi eliminada no 1º open da IEM Dallas por conta do Series #5
O cenário deve se repetir também na próxima edição do campeonato. Os playoffs do CCT #6 (13 a 16 de abril) vão ocupar as mesmas datas que o closed qualifier da IEM Dallas (12 e 13 de abril) e o open qualifier da ESL Challenger Hannover (14 e 15 de abril).
O que diz a organizadora
Por conta dessa série de conflitos com outros campeonatos, e a suposta inflexibilidade por conta dos organizadores do CCT, jogadores e organizações vêm criticando o campeonato nas redes sociais.
Em contato com a reportagem, a BTS Brasil, responsável pelo CCT South America Series, disse em nota que o campeonato "foi criado para cada vez mais fomentar o cenário competitivo de CS:GO e trazemos toda a expertise de 10 anos que temos em conjunto com a GRID na organização profissional dos maiores torneios mundiais".
A organizadora afirmou ainda que, "buscando as boas práticas e esse conhecimento global, sempre enviamos os convites com todas as informações do torneio, como datas, tabela, dias dos confrontos e o momento que os times deverão atuar".
Segundo a BTS Brasil, "muitas vezes recebemos pedidos de mudanças, mesmo com todo o aviso prévio, porém algumas trocas são solicitadas para um horário específico que impede que a outra organização atue e/ou que conflite com os demais jogos, impactando o campeonato".
"Temos recebido pedido de alteração horas antes de jogos, o que inviabiliza a troca, pois sabemos do comprometimento e o treinamento que os demais times também praticam, além com a falta de comprometimento com os fãs que querem assistir bons jogos de CS", completou.
A BTS Brasil informou que entender "que para se ter um profissionalismo e continuidade dos campeonatos, é importante que os times se engajem e ao se comprometerem em participar de um torneio, eles se comprometem com os fãs, organizações e o cenário como um todo", e, "ao confirmar participação numa edição e também ao participar de outros torneios na mesma data, a escolha deliberada dos times impacta a todos, seja tirando slot de outro time que levaria a sério o compromisso com o campeonato e também a organização do torneio e seus parceiros acima citado".
"Já temos nosso calendário anual definido, temos buscado junto a outras organizações uma flexibilidade dos eventos para que possamos fomentar ainda mais o cenário, mas também entendemos que as organizações precisam atuar quando se comprometem com um evento e assumir a responsabilidade e consequências de suas decisões", complementou.
A organizadora finalizou dizendo que, junto da GRID, "entendemos que estamos atingindo a expectativa de profissionalizar e trazer um campeonato de alto nível com a aplicação das regras e profissionalismo exigido, atingindo números expressivos e cativando o público com o conteúdos criados e os jogos transmitidos diariamente".