Falcão refuta ministra sobre esports
O maior nome do futsal discorda das falas da Ministra do Esporte, Ana Moser, sobre os esports. Em entrevista ao LANCE!, Falcão disse que a ex-jogadora de vôlei precisa rever seu posicionamento em relação aos esportes eletrônicos.
"Ela (Ana Moser), tem que estar consciente que (esports) é um esporte. O mundo mudou, as coisas se renovaram. Ela tem que rever isso. Requer treinamento, jogo em equipe e concentração. Tudo que o esporte em si requer. Tem que treinar muito a mão, o braço, fazer fisioterapia. Ela está deixando de considerar um esporte que hoje é referência para muitas crianças e pode até se dizer que, logo logo, está empatando com o futebol", falou Falcão.
Na entrevista, o ex-jogador de futsal também comenta a identificação das crianças e adolescentes com a internet, já que, atualmente, muitos querem ser youtubers, influencers, e não só jogadores de futebol como há 15 anos. "Sou totalmente a favor (dos esports)", completou Falcão.
Dono do site de apostas F12.Bet, Falcão tem relação recente diretamente com os esports. Nos últimos dias de fevereiro, a LOUD organizou a parceria com a empresa de Falcão.
Desde 2018, Falcão está afastado das quadras. No período em que atuou profissionalmente, venceu duas Copas do Mundo, 11 Grand Pix, dois Mundiais Interclubes e nove edições da Liga Nacional. Além disso, foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007.
Início da polêmica
Há dois meses, Ana Moser deu a primeira declaração em que afirma que não vê os esports como esporte. Ao UOL, a Ministra do Esporte disse que vê a área como entretenimento e até traçou um paralelo com o treino da cantora Ivete Sangalo.
Depois da declaração, nomes do cenário dos esports mostraram que eram contrários às falas da ministra. Foi o caso de Alexandre "Gaules" Borba, que disse que "nunca precisamos e nem vamos precisar dessa galera", e Gabriel "FalleN" Toledo que também comentou o assunto e pediu diálogo.
Mesmo depois de toda repercussão negativa, Ana Moser seguiu com seu posicionamento acerca dos esports e voltou a reafirmar sua opinião. À Globo, disse que os esportes eletrônicos não são esportes e que, "esporte é movimento".